Comportamento Organizacional
Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daiara • 23/4/2014 • 2.256 Palavras (10 Páginas) • 178 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução................................................................................................................01
Capitulo 1................................................................................................................02
Capitulo 2................................................................................................................04
Capitulo 3................................................................................................................05
Capitulo 4................................................................................................................07
Conclusão................................................................................................................08
Bibliografia.............................................................................................................09
INTRODUÇÃO
Estamos vivendo em época de muitas mudanças e exigências, onde as organizações precisam também estar em processo contínuo de mudanças para sobreviverem a esta atualidade.
Diante desse contexto, surge a necessidade de compreender o comportamento das organizações. Estas têm, e desenvolvem ao longo da sua existência, uma cultura que orienta os participantes a seguirem alguns padrões de conduta comportamentais que refletem seus princípios, suas normas e seus valores.
Uma empresa não se constrói a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais. É o homem que, com seu talento e potencial, sua diversidade e sua motivação faz com que as empresas desenvolvam seus planejamentos, implementem suas estratégias e consigam atingir seus objetivos rumo ao êxito.
Ao se investigar o impacto do comportamento dos indivíduos, grupos e estrutura cria-se a possibilidade de prever, explicar, compreender e intervir na dinâmica organizacional, promovendo a melhoria e eficácia organizacional, aumentando sua produtividade e o desempenho de seus colaboradores, dentro de uma perspectiva de qualidade de vida e satisfação do indivíduo no trabalho.
A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos utilizando a menor quantidade de recursos possíveis. A eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.
Uma organização consegue atingir plenamente seus objetivos quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar são realizadas com eficácia e com eficiência.
Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz (Paulo Sandroni, 1996). Por isso é necessário que o administrador conheça aquilo que é essencial para que se produza com eficiência e eficácia.
CAPITULO 1
O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Para Sorge e Wagner “Um corpo interdisciplinar de conhecimento e de pesquisa, preocupado em explicar como as organizações formais, o comportamento das pessoas dentro das organizações e os traços mais salientes de seu contexto e ambiente adquirem forma; a razão pela qual todas essas coisas acontecem da maneira que acontecem e a que propósito elas servem”.
Para Sampaio “Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.”
Ambos consideram relevante a percepção comportamental do individuo, por ser o ponto de partida diante das organizações, contudo e por meio destes que há uma tendência em se aproximar do formalismo, ou seja, apresenta-se como organização formal, onde se leva em consideração suas ações e intencionalidade de demonstrar suas produções.
Diante da necessidade de organiza-se, a Teoria Geral da Administração elaborou estudo baseando-se nos princípios e na sua atualidade. O estudo se dá em dois âmbitos, o do Sistema Fechado e o do Sistema Aberto.
Sistema Aberto inicia-se com a Escola Estruturalista que sofreu influencia da sociologia funcionalista norte americano, sua teoria consolida a abordagem voltada para a mudança de paradigmas nas ciências sociais.
O Sistema Fechado é formado por metas e objetivos bem racionais e a Teoria Clássica sugere o uso de alguma função na empresa para melhor executar os atos são as funções técnicas (produção e gerenciar todas as outras), comerciais (comércio dos bens e serviços), financeiras (capitalismo), segurança (bens e funcionários), contábeis (contabilidade na empresa).
QUADRO COMPARATIVO
SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
Analise do interior e exterior Analise voltada para o interior
Interação dual com o ambiente. Influencia
e é influenciado; Não há interação com o ambiente
Flexibilidade nas ações Inflexibilidade das ações
Transparência e sensibilidade nas ações Sistema de Racionalização
Capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto reprodução sob certas condições ambientais. Não tem capacidade de crescimento, o estado atual e final do sistema será sempre o seu estado original ou inicial
Comunicação horizontal Comunicação vertical
Compete com outros sistemas Não compete com outros sistemas
CAPITULO 2
O que se entende por Inovação?
Inovação é a pratica de novas ideias para
...