Comportamento Organizacional
Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Djanes • 27/4/2014 • 3.629 Palavras (15 Páginas) • 224 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
1º SEMESTRE
NOME
Catarina Ap. Tabai Ismael
Daniele Quesada
Djanes Ap. Peres da Cruz
Lahyr Ferraz Prado
Quitéria Soares Vitor
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSORA A DISTANCIA EAD: Profª Maria Yaeko Ozaki
TUTOR PRESENCIAL: Profª Rosemeire Braz dos Santos
TUTORA A DISTÂNCIA: Profª Daniela Ribeiro de Souza
PIRACICABA/SP
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1-COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4
1.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL . 4
1.2. DOUGLAS MCGREGOR 4
1.3 MAX WEBER.....................................................................................................................4
2-SISTEMAS ABERTO E FECHADO 6
2.1. EFEITOS DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES 7
2.2..PESQUISA SOBRE O CONCEITO DE INOVAÇÃO.. 8
3-FALTAM CONDIÇÕES PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NAS EMPRESAS BRASILEIRAS 8
4-FATORES QUE GERAM FRACASSO NO ÂMBITO DA LIDERANÇA 9
5-CONCEPÇÃO DE EFICIÊNCIA E EFICÁCIA 10
6-ANÁLISE E ARGUMENTAÇÃO DE FIGURA S. 10
7-VANTAGEM COMPETITIVA 11
8-DEFINA PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO E RELACIONE OS CONCEITOS À ARTE DE ADMINISTRAR 11
9 CONCLUSÃO......................................................................................................................14
10-BIBLIOGRAFIA ..............................................................................................................15
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo definir o conceito de “Comportamento Organizacional” de acordo com o desafio proposto pela ATPS - Atividade Prática Supervisionada, mostrando a relevância do ser humano na atuação da organização para que ela se torne eficiente e eficaz.
A organização precisa solucionar problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo. Isto quer dizer, resolver as partes, para que o todo funcione.
Além de tudo, elas necessitam da participação de indivíduos visionários adaptando às mudanças.
Ainda dentro dessa organização a mudança está presente, pois ela é da natureza humana, porém é preciso a participação de indivíduos visionários e também de cautelosos.
1-COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
1.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional é uma área de conhecimento que se preocupa em investigar e aperfeiçoar o comportamento e o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional, verificando-se o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e seus objetivos, estudar e acompanhar o efeito dos trabalhadores sobre a organização no que diz respeito a sua eficiência, eficácia e efetividade.
É uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento. Trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos provenientes de várias outras ciências sociais, é necessário através da psicologia compreender os problemas da vida organizacional, tais como, percepção, motivação, aprendizagem e a dinâmica.
1.2. DOUGLAS MCGREGOR
Defende a aplicação dos conhecimentos adquiridos no nível da psicologia e sociologia na teoria das relações humanas. A organização continua a ser vista como um sistema fechado, mas dotado de grande dinâmica interna que lhe advêm das vontades das pessoas, indivíduos ou trabalhadores e dos processos de inter-relação e de estruturação organizacional.
Pretende desenvolver um conhecimento aprofundado dos processos dinâmicos que ocorrem no sistema social interno da organização, embora pequem no que se refere á transposição para o normativo de gestão dos conhecimentos adquiridos o homem na organização é visto como um ser criativo que deve envolver todas as suas capacidades intelectuais.
Douglas McGregor pôs em evidência a filosofia do gestor sobre a natureza humana e a sua relação com a motivação dos subordinados, os gestores tendem a desenvolver um conjunto de assunções, crenças ou idéias sobre os empregados que podem basicamente ser divididas em dois grupos, os quais constituem assim duas visões diferentes e antagônicas. A teoria X e a teoria Y.
Pressuposições da Teoria X:
- As pessoas são preguiçosas e indolentes;
- As pessoas evitam o trabalho;
- As pessoas evitam a responsabilidade, com o objetivo de se sentirem mais seguras;
- As pessoas precisam ser controladas
e dirigidas;
- As pessoas são ingênuas e sem iniciativa.
Pressuposições da Teoria Y:
- As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer;
- O trabalho é uma atividade tão natural como brincar ou descansar;
- As pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios;
...