Comportamento Organizacional
Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evelinmoreira • 7/5/2013 • 569 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
Comportamento Organizacional
Agora iremo conhecer o CO- Mapa de Campo
1-Ponto de partida- Visão sistêmica
Podemos definir visão sistêmica como sendo a capacidade que um profissional tem de "ver" a empresa como um todo e entender como funcionam e se integram seus processos de obtenção, transformação e entrega (delivery) de seus serviços, produtos e informações, ao mercado e, particularmente, aos seus clientes. Entender como se integram os processos internos e como eles se relacionam com o ambiente externo, como circulam as informações veiculadas através destes processos internos, desde seus pontos de origem, nos quais são geradas, até seus destinos, nos quais são utilizadas é uma característica de quem possui a competência visão sistêmica.
Entender bem qual é seu real papel na estrutura e no processo em que atua é fundamental para que as pessoas também percebam quais são os papéis dos seus colegas de trabalho e com este entendimento bem claro e bem acentuado, contribuam voluntária e sistematicamente para o sucesso de todos na organização.
2- Indivíduo
Para compreendermos o indivíduo e seu comportamento pode-se aportar quatro tópicos julgados relevantes na influênciação ou condicionamento do comportamento dos indivíduos, que são Personalidade, Percepção e Concepção Humanas, Motivação nas Organizações, Stress e seu Controle.
Os quatro tópicos estão intimamente relacionados.Cada um deles contribui para nossa compreensão da área do comportamento, em geral, e para a do comportamento do indivíduo, nas organizações, em particular.
O indivíduo recebe vários estímulos e informações do ambiente que o cerca porém filtra “seleciona” apenas aos quais o indivíduo será mais sensível ou menos sensível.O filtro primordial é chamado de cultura, ou seja, as crenças, valores e técnicas para lidar com o ambiente, que são compartilhados entre os contemporânios e transmitidos de uma geração a outra.
3- Grupo
A formação de um grupo é parte da vida de trabalho da maioria dos empregados, é preciso que o gerente compreenda a formação, o desenvolvimento e as características dos grupos. Eis algumas das razões mais evidentes que mostram por que a compreensão dos pequenos grupos é importante para os administradores: Cada uma destas razões para estudar e compreender os grupos está relacionada à eficácia. Por exemplo, os grupos que entram em conflito podem impedir o desempenho eficaz. Os administradores que ignoram a formação, o desenvolvimento e as características dos vários grupos existentes dentro de uma organização estão tornando seu trabalho muito mais difícil.
4- Organização
As organizações não operam em um vácuo, mas são influenciadas, de forma variada, pelo seu contexto, correspondente à parte externa do modelo. Uma compreensão mais clara do ambiente pode ser feita pela análise Pestlee, um acrônimo das principais variáveis contextuais: Políticas, Econômicas,
...