Comportamento Organizacional
Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kamilasousa • 7/5/2014 • 443 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
Tecnicas de negociação
Estudo dirigido: Capítulo 11 – Formação de grupos: Sua transformação em equipes.
Capítulo 12- Da equipe: Tipos, desenvolvimento e Atuação.
Prof.ª Luciane Gosmano Camargo- Comportamento Organizacional
Ler o texto:Lições para o trabalho em equipe (segue abaixo). E responder as seguintes questões:
Cap. 11
1- Podemos dizer que o grupo de gansos forma um grupo ou um grupo psicológico - equipe? Explique.
2- Quais são os fatores integrantes do perfildo grupo psicológico que podemos encontrar nesse grupo de gansos.
3- De acordo com as vantagens de trabalhar em grupo descritos por Mohrman, no PLT 111, quais vantagens podemos identificar no texto.
4- Foirelacionado no PLT por Benni , 15 lições de casa sobre grandes grupos. Escolha 7 que representam bem o texto.
Cap. 12
5- Para tornar uma equipe mais eficaz no contexto das organizações, precisamos conhecer quais as características de uma equipe eficaz. Quais são elas?
6- Quais são as vantagens em trabalharmos em grupo? Identifique essas vantagens no texto.
7- Identifique os tipos de equipe nas seguintes situações:
a) Grupo da ATPS na faculdade
b) Equipe de trabalho
c) Gansos
8- O que fazer para desenvolve o espirito de equipe e a coesão grupal.
9- O que você pode dizer que aprendeu com o texto dos gansos.
Lições para o trabalho em equipe.
No outono os gansos voam rumo ao sul, nos dando um exemplo impar de que o trabalho em equipe pode ser prazeroso e gratificante, quando todos os componentes do grupo, comprometidos com o sucesso, buscam um só objetivo.
Durante a viagem quando se veem em bando, os gansos formam no céu um grande “V”, sabe-se que quando cada um bate as asas move o ar para cima ajudando a sustentar a ave imediatamente atrás.
A resistência do ar diminui para cada ganso à medida que este fica mais longe do cume, em geral o bando se beneficia de 71% a mais de força de voo do que uma ave a voar sozinha. Sempre que uma ave sai do bando sente subitamente o esforço e resistência que necessitará ter se decidir voar sozinha, rapidamente entra novamente na formação.
Quando o ganso líder se cansa, muda de posição dentro da formação, então, outro ganso do grupo assume a liderança. Assim todos ajudam a garantir a sustentabilidade do voo até seu destino.
Todos tem seu papel definido, ficando para os gansos de trás a tarefa de grasnarem (gritar), encorajando os líderes a manter a velocidade.
Quando um ganso fica ferido, ou doente e necessita sair da formação, outros membros o acompanham para ajuda-lo e protegê-lo. Quando o problema está
...