Comportamento Organizacional
Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: readri • 11/5/2014 • 517 Palavras (3 Páginas) • 273 Visualizações
Pergunta 1 Duas coisas crescem no mundo dos negócios: as metas e as pressões. Dentro da lista (também crescente) de competências essenciais que o funcionário precisa possuir para garantir a sua empregabilidade em mundo sem empregos (mas com muito trabalho) estão duas intimamente ligadas: a resiliência e a saúde (física, mental e espiritual). Além de ser extremamente competente e produtivo, o profissional de hoje precisa de muita saúde para aguentar a sobrecarga de trabalho e pressão à qual é submetido todos os dias. As desordens psíquicas (especialmente a depressão e o estresse) são o segundo maior grupo responsável pelos afastamentos. Em ordem de prevalência, a depressão representa cerca de 65% dos casos seguida por transtornos neuróticos potencializados pelo estresse, esquizofrenia e consumo de álcool e drogas. A neurose e a psicose se manifestam por meio dos seguintes sintomas: A psicose é um tipo de conflito psíquico que leva a comportamentos compulsivos. Por exemplo, lavar a mão excessivas vezes, ter idéias persecutórias, etc. Já a neurose divide-se em: paranóia, esquizofrenia e psicose maníaco-depressiva (ou mania e melancolia).
A psicose permite que o indivíduo tenha plena percepção de si e do mundo que o rodeia, pois o seu desenvolvimento psicológico é bastante preservado. Já a neurose, é uma doença mental que desorganiza a personalidade humana, fragmentando-a, fazendo que a pessoa apresente graves distúrbios como por exemplo a esquizofrenia.
A doença mental, também chamada de psicose, se caracteriza por uma desorganização da personalidade, levando o indivíduo a apresentar perturbações e distúrbios de comportamentos em seu desenvolvimento. Ele se aliena da percepção de si e do mundo, de uma forma muito grave. Se o indivíduo tem a percepção de si e as suas funções psíquicas ficam preservadas, temos a neurose. A neurose é uma perturbação mental que não compromete as funções essenciais da personalidade manifestando-se por conflitos psíquicos de idéias ou sentimentos.
A neurose é um distúrbio orgânico e cerebral, onde qualquer anomalia na estrutura e no funcionamento cerebral acarreta alterações do comportamento, da afetividade, do pensamento, da memória, das funções motoras, da linguagem, etc. A psicose é uma doença psicológica ocasionada por distúrbios emocionais e físicos, inclusive problemas na adolescência e baixo nível social.
A psicose é uma manifestação oriunda de espíritos malignos, onde a trepanação é a técnica contemporânea para sanar esta disfunção. A neurose também é uma grave doença psicológica, que faz com que a pessoa doente vivencie alucinações e delírios.
.0,2 pontos
Pergunta 2 F. Scott Fitzgerald em uma conversa com Ernest Hemingway disse: ”Os muito ricos são diferentes de você e de mim”. Hemingway respondeu: “Sim, eles têm mais dinheiro”, indicando sua recusa de generalizar características em relação às pessoas com base em sua conta bancária. Podemos perceber na conversa de Fitzgerald: o estereótipo
a similaridade de atitudes e valores
a empatia
o comportamento neurótico histérico
aspectos
...