Comportamento Organizacional
Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Checchia • 8/5/2013 • 2.325 Palavras (10 Páginas) • 342 Visualizações
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Comportamento Organizacional
Disciplina: Comportamento Organizacional
CAMPINAS
2013
Introdução
Independente do ramo de atividade das empresas privadas/publicas possui como principal núcleo e patrimônio, as pessoas que as constroem formas, cultura e conceito.
Toda empresa tem sua missão, valores e própria cultura. Algumas influenciam o mercado por sua ousadia e inovação, criam diretrizes, novas tendências no modo de fazer gestão de pessoas, alcançar resultados, bem como indicadores para que sejam transformados em referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos nos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta.
O Comportamento Organizacional possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aperfeiçoamento e capacitação em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa visão de maneira sistematizada garante o amadurecimento e como será o melhor aproveitamento das competências de ambos.
A mudança organizacional necessariamente em um contexto de interações sociais humanas que constituem através da comunicação. Estas interações produzem as estruturas e ações que as pessoas conhecem como realidade. A mudança é um processo recursivo de construção social, no qual novas realidades são criadas, sustentadas e modificadas no processo de comunicação (Ford e Ford, 1995).
A organização e divisão de tarefas em equipe são fundamentais, além da comunicação eficaz e a pró-atividade dos membros da equipe para resolução de problemas. Por isso o papel do líder é fundamental neste contexto, pois é ele que motiva, compromete e envolve os membros da equipe de forma a buscar a sinergia, valorizando a cooperação e o comprometimento de todos no alcance das metas organizacionais.
Um bom líder possui além do conhecimento e habilidade técnica, a inteligência emocional capaz de administrar conflitos e gerenciar a equipe. (Ford e Ford, 1995).
Capítulo 1
Comportamento organizacional é a forma como indivíduos e grupos se comportam e se relacionam dentro da organização. Esse estudo investiga a estrutura organizacional, como as lideranças lidam com o poder, questões relacionadas com o aprendizado, a percepção, as atitudes (ações e reações), os conflitos, as expectativas, as motivações, as habilidades e competências de cada colaborador, mapeia os profissionais que necessitam de aperfeiçoamento ou desenvolvimento em alguns quesitos, ajuda a prever e evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores nas organizações. É uma poderosa ferramenta diante da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as rápidas e contínuas mudanças em vários segmentos da sociedade. Por tanto, comportamento organizacional é o estudo científico do comportamento humano dentro de uma organização, seja ela qual for.
Schermerhorn define comportamento organizacional como:
“o estudo de indivíduos e grupos em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambiente de trabalho – pequenos e grandes, em empresas lucrativas e sem fins lucrativos.”
Robbins diz que:
“o comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.”
Tais afirmações nos faz entender que comportamento organizacional é um campo de estudos, uma área de especialidade, com um corpo de conhecimentos, com a finalidade de estudar três elementos das organizações: os indivíduos, os grupos e a estrutura. O estudo se apoia em diversas outras disciplinas como a psicologia (análise do indivíduo), a psicologia social, a sociologia, a antropologia e as ciências politicas (processos grupais e organizações).
Sistemas abertos e sistemas fechados;
Sistemas abertos (as organizações):
• Interage constantemente com o meio ambiente, influencia e é influenciado;
• Tem capacidade de crescimento, mudança e adaptação;
• Compete com outros sistemas.
Sistemas fechados (um relógio, por exemplo):
• Não recebe influência e não influencia o meio ambiente, não interage;
• Não tem capacidade nenhuma e seu estado não muda, é sempre o mesmo;
• Não compete com outros sistemas.
Como já vimos, comportamento organizacional diz respeito ao comportamento humano dentro das organizações, por tanto, podemos afirmar que não existem sistemas fechados nas organizações. Uma vez que as mesmas dependem basicamente do esforço coletivo das pessoas, ou seja, o indispensável recurso humano, para alcançarem seus objetivos, e os indivíduos estão constantemente interagindo com outros, sejam eles clientes, fornecedores, concorrentes e muitos outros agentes externos, podemos descrever as organizações como sistemas abertos.
O funcionamento de uma organização como um sistema aberto tem na entrada de recursos, além das pessoas, as informações, os materiais, as tecnologias, os recursos financeiros, que através das atividades do trabalho, são transformados em produtos finais ou serviços.
Capítulo 2
Pesquisa – Conceito de Inovação por faixa etária
FAIXA ETÁRIA OPINIÃO
20 A 30 ANOS Inovação é o avanço da tecnologia.
Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.
Inovação é tudo que é novo, ou seja, novidade.
Trata de mudanças no processo de produção.
Através dele e da internet, podemos
...