Comportamento Organizacional
Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nildadclk • 13/5/2014 • 549 Palavras (3 Páginas) • 1.526 Visualizações
Comportamento Organizacional
Definimos que personalidade é a soma das maneiras como as pessoas reagem e interagem com as demais, a maneira mais comum de mensurar a personalidade é utilizar questionários de auto avaliação, por meio dos quais os indivíduos se auto avaliam. De acordo com uma série de fatores, tais como se preocupar muito com os outros. Apesar destas auto avaliações funcionarem bem quando bem feitas, uma de suas deficiências é que o candidato pode mentir ou administrar a imagem que quer transmitir, isto é, fingir algo bom e criar uma boa impressão.
Os fatores que influenciam são os da hereditariedade, determinado pela genética de um individua. A estatura, a beleza dos traço, o gênero, o temperamento, a força e flexibilidade muscular, o nível de energia e os ritmos biológicos são algumas das características que costumam ser consideradas, completamente, influenciadas pela família, ou seja, por seus perfis biológicos, fisiológicos e psicológicos.
Big Five prever o comportamento no trabalho, evidenciando que os indivíduos são confiáveis, cuidadosos, conclusivos, capazes de planejar, organizados, trabalhadores, persistentes e orientados para resultados, eles costumam apresentar um desempenho no trabalho superior na maioria das ocupações, se não em todas elas.
Além do Big Five, outros traços de personalidades são relevantes ao comportamento organizacional, são o maquiavelismo, o narcisismo, auto monitoramento, a aversão ao risco e as personalidades do tipo A e pró ativa.
Maquiavelismo: Traço de um indivíduo que é pragmático, mantém distancia emocional e acredita que os fins justificam os meios.
Narcisismo: Tendências a ser arrogante, possuir senso exagerado de importância de si mesmo, exigir admiração excessiva e pensar que tem direito a tudo.
Auto monitoramento: Capacidade do individuo em ajustar seu comportamento a fatores situacionais externos.
A personalidade Tipo A: neste caso a pessoa é agressivamente envolvida em um luta crônica e incessante pela obtenção crescente de mais coisas em cada vez menos tempo.
Personalidade proativa: As pessoas que identificam oportunidades, mostram iniciativa, agem e perseveram ate que a mudança desejada ocorra.
A diferença entre os valores terminais e instrumentais, se difere quando os valores são convicções básicas de que um modo específico de conduta ou uma condição de existência é individual ou socialmente preferível ao modo oposto. Os valores estabelecem a base para compreensão das atitudes e da motivação além de influenciarem nossas percepções.
Valores terminais, são condições de existência desejáveis relacionadas as metas que uma pessoas gostaria de atingir durante sua vida.
Valores instrumentais: Modos preferenciais de comportamento ou os meios para se chegar as metas dos valores terminais.
Grupo de veteranos ingressaram no mercado de trabalho nos anos de 1950 ou início dos anos 1960, possuem idade maior que 65 anos e possuem os seguintes valores dominantes: Trabalho árduo, conservadorismo, conformismo, lealdade à
Grupo Baby Boomes ingressaram no mercado de trabalho entre 1965 a 1985, possuem idade entre 45
...