TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

PET GLAMOUR

A Pet Glamour é uma empresa criada por dois irmãos: Alba Lourenzão e João Maria Lourenzão, que decidiram juntar as paixões: vontade de ter seu próprio negócio e amor pelos animais de estimação. Além deles, a empresa é composta pelos seguintes funcionários: Anita Túlio Jordão e Léa Júlio Jordão (Banho), Éder Seles (Tosa), Elaine Vérner e Leila Xavier (Vendedora), e Rui Leme (Gerente).

Foi criada a seguinte tabela para exemplificar o comportamento individual, baseada nas atitudes de cada funcionário:

TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS

Personagem Traços da personalidade Implicação negativa

Alba Lourenzão Estabilidade Emocional Falta de cooperação

Anita Túlio Jordão Agradabilidade Desmotivada

Éder Seles Estabilidade Emocional Autoconfiante

Elaine Vérner Extroversão Falta de assiduidade

Iara Santos Extroversão Falta de assiduidade

João Maria Lourenzão Consciência Reclama, sem iniciativa

Léa Júlio Jordão Agradabilidade Desmotivada

Leila Xavier Extroversão Falta de assiduidade

Rui Leme Extroversão Sem iniciativa

Podemos observar que as funções são mal distribuídas entre todos (ao começar pelos proprietários), os funcionários são desmotivados, o gerente não tem autonomia para tomar decisões e os proprietários não se entendem. E, tudo isso, reflete na motivação dos funcionários que não exercem suas funções perfeitamente, tendo como consequência a queda de 4 % no faturamento.

João Maria está sobrecarregado com a parte administrativa; Alba só faz seu trabalho; Anita e Léa estão desmotivadas e não tem controle dos produtos que usam; Éder se acha superior as meninas do banho; Rui não consegue ter exercer seu cargo com autoridade e Elaine e Leila são inadimplentes, chegam atrasadas e apresentam vários atestados médicos.

Os sócios não estabeleceram a função e os deveres de cada funcionário, com isso não há eficácia, pois ninguém sabe quais são as metas da empresa. A eficiência também não é umas das melhores, porque não tem controle dos produtos que são gastos.

Com todos esses problemas, a efetividade dos funcionários não existe, nenhum deles é se motivam o suficiente para dar ideias de como fazer a Pet Glamour crescer, nem mesmo os gestores.

Abaixo, segue uma tabela da motivação dos gestores da Pet Glamour:

TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES

Gestores Fatores que causam motivação Fatores que causam desmotivação

Alba Lourenzão  Próprio negócio;

 Gosta de cuidar da estética dos animais;  Cobrança de cooperação na parte burocrática da empresa;

 Estresse com suas obrigações;

João Maria Lourenzão  Próprio negócio;

 Gosta de animais;

 Trabalhar com Gestão Comercial;  Crítica sobre a queda do faturamento;

 Estar sobrecarregado no seu trabalho;

Rui Leme  Trabalha no ramo que gosta;

 Status;  Não ter autoridade para exercer sua função;

Os fatores que motiva cada gestor é o desejo de fazer algo que realmente gosta, buscando a realização dos objetivos profissionais. Os fatores que desmotiva é a queda do faturamento e a não cooperação dos demais funcionários.

Com esses problemas, os gestores estão com o seguinte nível de estresse, de acordo com “TESTRESS 2012”: Alba Lourenzão – Está dentro da anormalidade, só se irrita ocasionalmente, mas com uma boa justificativa; João Maria Lourenzão – O nível de estresse e raiva contida é alto, e o que torna ele mais arrogante com as pessoas, ainda que esteja sob controle. Rui Leme - Também está dentro da anormalidade, só se irrita ocasionalmente, mas com uma boa justificativa.

De acordo com o resultado do teste de estresse, os gestores devem avaliar suas atitudes, buscando estabelecer um equilíbrio para que não haja graves conflitos e o descontrole emocional.

De um modo geral podemos perceber o que causou a queda do faturamento foi à falta de planejamento e a má distribuição das tarefas entre os funcionários. E a consequência disso é desmotivação total deles.

E para que a empresa reverta essa situação é necessário que os gestores distribuam as tarefas entre todos de forma justa, deixando bem claro qual a função de cada um, depois um treinamento de acordo com a função estabelecida. Realizar um controle rigoroso do estoque. Montar um organograma, no qual constam os cargos e funções de cada um. E manter uma comunicação (feedback) bem clara e objetiva entre eles, onde todos possam dar opiniões inovadoras sobre os serviços e produtos.

Se tudo isso for feito, com certeza a Pet Glamour terá uma boa melhora em seu funcionamento ocasionando o aumento no faturamento e seus funcionários se tornando motivados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Pet Glamour não possui quesitos em Eficiência, Eficácia e Efetividade, pois não está sendo administrada de maneira correta, não tem planejamento e as tarefas não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com