Comportamento Organizacional
Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rta06178 • 24/5/2014 • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 215 Visualizações
Narrativa Corporativa
Na empresa citada – BRASKEM, CEO’s da empresa reúnem-se para alinhar sobre as mensagens importantes, discutir o que deve ser reforçado, avaliar eventuais vulnerabilidades e padronizar o que pode ser feito ou respondido caso surjam questionamentos.
Logo em seguida é emitido o Relatório de Administração, onde equipes de investidores e comunicação destacam e fazem observações sucintas referente ao balanço e as estratégias.
A mensagem do presidente é encaminhada aos demais através, da Diretoria de Comunicação.
Bimestralmente, a empresa publica revistas, noticiando sobre os colaboradores, negócios e assuntos familiares.
Já na empresa CPFL, como investe e distribui energia elétrica utilizam a conta de luz como meio de comunicação ao cliente.
Os processos de comunicação realizados pela organização foram:
• Analisar;
• Comunicação;
• Avaliação;
• Estratégia;
• Eficiência;
• Inovação;
• Técnica;
• Relacionamento;
• Sustentabilidade;
• Coerência;
• Desenvolvimento;
• Cultura Organizacional;
• Ênfase.
A ferramenta de gestão a ser utilizada para unificar e padronizar as atividades é o Comportamento Organizacional.
O estudo comportamento organizacional pode fornecer dicas importantes para o entendimento de um mundo profissional em mudança contínua para a superação da resistência à inovação e para a criação de uma cultura organizacional voltada para ela. O desafio enfrentado pelos executivos é estimular a criatividade e a tolerância à mudança. O estudo do comportamento organizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar na realização desse objetivo.
As principais oportunidades e desafios no uso do Comportamento organizacional que podem ser citadas são:
*Aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos de uma empresa satisfazendo constantemente o cliente mediante o aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais;
*Buscar melhoria das habilidades humanas como motivação, liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente;
*Administrar a diversidade da força de trabalho, que é um dos desafios mais importantes e abrangentes;
*Corresponder à globalização, aprendendo a trabalhar com pessoas em diferentes culturas;
*Fortalecer as pessoas;
*Estimular a inovação e a mudança.
Organizações bem sucedidas precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade, ou estarão fadadas à morte. Os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsora da inovação e da mudança ou podem ser uma barreira poderosa contra elas. O desafio enfrentado pelos executivos é estimular a criatividade e a tolerância à mudança. O estudo do comportamento organizacional oferece muitas idéias e técnicas para ajudar na realização desse objetivo.
Comunicação no relacionamento interpessoal
Uma comunicação interpessoal efetiva nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização.
Uma chefia que não consegue ser entendida, por não saber dar ordens, explicar de forma clara a finalidade de uma ação, compartilhar conhecimentos ou dar um feedback com certeza, os colaboradores sob sua tutela terão dificuldades de entender as tarefas e executá-las com exatidão.
Acontece o mesmo com um colaborador que não consegue dar um retorno claro ao seu líder, expor seus resultados, compartilhar suas idéias e relacionar-se bem com os colegas.
Nos dois casos citados, há problemas na forma de comunicação, e que precisa ser urgentemente melhorado.
Para ter um bom relacionamento com as pessoas é desejável desenvolver algumas competências assim como auto- estima (considerar que você um ser único com idéias próprias e digno de respeito); autoconhecimento (conhecer a si próprio); autocontrole (controlar impulsos e emoções); motivação (determinação para alcançar seus os objetivos); empatia (saber se colocar no lugar do outro) e habilidades sociais ( agir cordialmente com as pessoas). A partir do desenvolvimento destas competências podemos direcionar nossa atenção para atitudes que poderão tornar as relações pessoais mais positivas. Entre elas estão às atitudes de conhecer a si mesmo, contrabalançar razão e emoção, compreender e respeitar a visão diferente que cada pessoa tem das coisas, instituírem relações de confiança e dar e receber feedback.
O fator principal de uma comunicação é que a mensagem emitida seja recebida da forma original, sem nenhum tipo de intercorrências.
Atitudes que facilitam ou dificultam a comunicação dentro de um grupo
Não podemos esquecer que dentro de um grupo o importante não é vencer e sim cooperar.
Todos integrantes são responsáveis pelo êxito do grupo sendo assim, delegar tarefas e solicitar auxílio em momento propício é uma boa saída, ou seja, não procure carregar o grupo nas costas. Fuja do papel de dominador, que justifica sua atitude a todo o momento alegando que ninguém queria trabalhar e do papel de tímido que justifica sua atitude alegando que o dominador não deixava ninguém participar.
Pessoas
...