Comportamento Organizacional
Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RogerioVargas • 19/5/2013 • 2.093 Palavras (9 Páginas) • 386 Visualizações
Porto Alegre – Adventista 7327
ATPS – Comportamento Organizacional
Prof° a distância – Ma. Yaeko Ozaki
Tutor a distância - Elaine Oliveira Foster Reis
Porto Alegre, 19/04/2013
Introdução
Uma empresa para se manter no mercado, não depende apenas de números, produção balanço patrimonial, depende, e muito, das pessoas que ali trabalham, de sua capacidade
de líderes capacitados para conduzir a equipe na organização, o ser humano e fundamental
pelo fracasso ou sucesso da empresa, pois é através de seus diferenciais e suas atitudes que
as organizações concedem vantagem competitiva.
Fazer a coisa certa é a melhor definição de trabalho eficiente, pó isso é necessário que
as pessoas conheçam profundamente os métodos atuais e condições do mercado isso é
essencial para que se alcancem um objetivo.
Capitulo 1
- ETAPA 1 (passo 1) - Definição de Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional é basicamente, uma área de avaliação do impacto que cada indivíduo possui em uma determinada empresa. Esse comportamento é dividido em varias características como:
*Importância das organizações no mundo moderno: cada organização exerce uma função sobre cada pessoa, pois modelam o estilo de trabalho do mesmo.
*Conceito de CO: é um estudo do comportamento de cada individuo, a partir de suas ações e atitudes, no intuito de melhorar a produtividade do pessoal dentro da empresa.
*Propósito: é a explicação, previsão e controle. A explicação, é a identificação de fatos ocorridos. A previsão, é direcionada a eventos futuros, com base na explicação. O controle, é o objetivo desse propósito, ou seja, monitorar o comportamento de cada individuo, para entender o comportamento organizacional do mesmo ou de um grupo.
*Características identificadas: é um elemento que visa o estudo de pessoas, grupos e interações nas estruturas organizacionais e interorganizacionais, voltado basicamente para a produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional.
*Variável: consiste na estrutura, cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamentos e habilidades interpessoais.
*Principais oportunidades e desafios no uso do CO: aumentar a produtividade e qualidade na empresa, melhoria no pessoal, administrar a diversidade da força de trabalho, responder á globalização, fortalecer as pessoas, estimular a inovação e a mudança, lidar com a “temporariedade”, ajudar os funcionários a alcançar o equilíbrio entre, vida pessoal e vida profissional, e por fim, melhorar o equilíbrio ético.
- ETAPA 1 (Passo 2) - Comparação entre definições de CO dos dois autores pesquisados em aula:
Segundo ROBBINS, Stephen (livro Comportamento Organizacional da biblioteca), comportamento organizacional está inteiramente relacionado às habilidades humanas e a capacidade de influenciar e melhorar o meio, por sua vez Douglas McGregor (livro Comunicação e Comportamento Organizacional) complementa o pensamento do autor anterior dizendo que mesmo nas organizações industriais é o nosso comportamento e forma como nos organizamos que influência nos processos e relacionamentos gerenciais. Ainda neste segundo livro citado a um terceiro autor chamado Abraham Maslow que caracteriza o comportamento organizacional de outra forma como dois produtos: um em relação a capacidade produtiva e qualidade do trabalho realizado e o outro em relação ao aspecto humano levando em consideração saúde, auto - atualização, realização, comprometimento e amor.
- Segunda questão do passo 2:
Quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de CO, fonte: Livro Comunicação e comportamento organizacional (G. R. Caravantes ; C. B. Caravantes; M. C. Kloeckner)
Sistema Aberto Sistema Fechado
Seria o que é aberto a mudanças ou alterações tanto de estrutura, comportamento, desenvolvimento ou relacionamento. Citado pelo autor: - Sistema aberto auto - regulável: células; - Vida vegetal; - Reino Animal; - Ser humano; - Organização Social. Justamente o contrário. Se trata de componentes que não tem capacidade de modificação em relação ao meio que estão, porém contribuem para a construção, organização, funcionamento e realização de trabalho nesses meios. Cita pelo autor: - Sistemas estáticos simples: Estruturas; - Sistemas dinâmicos simples: mecanismos de relógio; - Sistema cibernético simples: termostato.
Capitulo 2
- ETAPA 2 (Passo 1) – Elaborar uma pesquisa sobre o conceito de inovação e aplica-la a 20 pessoas em diferentes faixas etárias.
1.“Inovação é você trazer algo novo em relação as novas práticas de negócios ou métodos que beneficiem a empresa.” (Maurício Raupp dos Anjos, Programador de PCP - Grupo Sudmetal).
2.“Inovação é tudo que se consegue criar, desenvolver e aplicar um método novo e que tenha valor comercial, pois, uma idéia inovadora sem valor comercial, não é inovação e sim um sonho.” (Alexandre trindade, Gerente de planta - Grupo Sudmetal).
3.“Inovação é tudo aquilo que é melhorado em cima de algo que já existe, ou fazer algo completamente novo utilizando novas tecnologias que atendam as expectativas de um objetivo.” (Rafael Rosa, Assistente de engenharia - Grupo Sudmetal).
4.“Inovação é fazer algo novo com as tecnologias disponíveis, ou melhorar as já existentes, com objetivo de atender as expectativas de uma organização.” (Bete Correa, Programadora de PCP - Grupo Sudmetal).
5.”Inovação é fazer alguma coisa que já tenha sido feita, só que de modo diferente.”(Matheus Borges – Etudante).
6.“Inovação atualiza e coloca a empresa dentro de um senário competitivo no mercado, não a deixando para traz diante dos possíveis concorrentes” (Flávio de Jesus - Supervisor de vendas Ambev.)
7.“Inovação
...