Comportamento Organizacional
Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biafara • 18/8/2014 • 3.230 Palavras (13 Páginas) • 230 Visualizações
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................01
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL............................................02
SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS..............................................................02
INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL........................................................................................03
RELAÇÃO DA FIGURA COM O TRABALHO EM EQUIPE..............................................04
OS FRACASSOS NO AMBITO DA LIDERANÇA...............................................................05 PERCEPÇÃO............................................................................................................................06 COMUNICAÇÃO....................................................................................................................07
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA......................................................................................................08
CONCLUSÃO..........................................................................................................................09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................10
INTRODUÇÃO
O trabalho tem o objetivo de entender o comportamento de uma organização, sendo um desafio necessário em nosso cotidiano. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Os gerentes têm, através dos estudos do comportamento organizacional, poderosas ferramentas mediante a complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças.
Como campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisas o comportamento organizacional está se estabelecendo firmemente.
As organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração. Muitas são as variáveis que, se trabalhadas garantem diferenciação à empresa.
Uma empresa não se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, que são dados reais, mais do que isso, uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais, que representam os fatores intangíveis. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e sagacidade.
As finalidades do comportamento organizacional basicamente estão direcionadas para o comportamento humano: fatos, acontecimentos, atitudes dos indivíduos, produtividade.
O aumento de produtividade, qualidade dos produtos, boa aceitação do público e satisfação de clientes são os desafios mais comuns do comportamento organizacional.
Pode-se dizer então, que comportamento organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.
Nos dias de hoje, o que uma Empresa necessita para o seu crescimento no mercado, é saber trabalhar com diferentes tipos de cultura, qualificando funcionários, fazer com que os colaboradores tenham satisfação em trabalhar na Empresa e acima de tudo ter uma boa aceitação de mercado.
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
Podemos definir que o comportamento organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa, trazendo maior entendimento sobre os processos, com o objetivo do crescimento continuo e assertivo de soluções, resultando na retenção de talentos, evitando assim o turnover e promovendo o engajamento e um melhor ambiente de trabalho.
Ressaltamos que o comportamento organizacional se preocupa com estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta diretamente no desempenho destas organizações de forma geral.
Dentro de uma organização se estuda três determinantes do comportamento organizacional; Indivíduos, Grupos e Estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.
SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS.
De acordo com as pesquisa de dois autores a respeito dos sistemas abertos e fechados, abaixo o quadro comparativo com as diferentes visões, em seguida, a abordagem a respeito de ver as organizações e suas relações com os sistemas fechados e abertos.
QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS E SUAS DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.
Sistema aberto Sistema Fechado Autores
Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo. BERTALANFFY (2008)
Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex: termostato. VASCONCELLOS (2009)
Bertalanffy, explica que os sistemas fechados são aqueles considerados isolados do seu ambiente, temos como o exemplo: as máquinas, os motores e quase toda a tecnologia inventada pelo homem. Há uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são fechadas.
O sistema fechado obedece às leis da física nesse relacionamento com o ambiente. Já os sistemas abertos tem uma variedade enorme de entradas e de saídas
...