TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  3.164 Palavras (13 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 13

Comportamento Organizacional: Motivação

Liderança e desempenho: Embora a conduta do líder tenha influência sobre a motivação da equipe, há outros fatores que exercem impacto equivalente no desempenho dos funcionários. Assim, em vez de se discutir a relação entre liderança e motivação, deve-se examinar a relação mais ampla entre liderança e desempenho.

1. INTRODUÇÃO

Muito tem sido falado sobre a relação entre liderança e motivação. Afirma-se que o líder exerce um papel fundamental, o de manter sua equipe motivada a fim de obter altos níveis de desempenho. Sustenta-se que liderança é a capacidade de inspirar e motivar as pessoas a alcançarem suas metas e ultrapassar seus limites. Declara-se que o líder é capaz de influenciar as pessoas a atingirem seus próprios objetivos bem como os da organização, e que, para isso, é necessário compreender o comportamento humano e o que o motiva, ou seja, é preciso identificar as necessidades das pessoas para facilitar o processo motivacional e aumentar a produtividade. Embora seja verdade que o comportamento do líder têm, de fato, influência sobre a motivação da equipe, a ênfase que inúmeros textos têm colocado nessa relação induz os leitores a pensar que a única preocupação do líder deve ser com o fator motivacional. Essa restrição implica deixar de lado outros elementos, igualmente poderosos, que exercem considerável influência sobre a produtividade e o desempenho dos funcionários. É conveniente, pois, alargar o foco para incluir na discussão essas outras variáveis. Como consequência, em vez de discutirmos a relação entre liderança e motivação, analisaremos a relação entre liderança e desempenho. Começaremos examinando os fatores que afetam o desempenho e, posteriormente, o papel da liderança na conformação desses fatores.

2. DESEMPENHO E SEUS FATORES DETERMINANTES

Uma definição comum para a palavra “Gerente” é: um indivíduo que dirige o trabalho de outras pessoas e que, portanto, é responsável pelo trabalho dessas pessoas. Outro conceito para esse termo é o de que Gerente é o profissional que obtém resultados por meio de outras pessoas. Esta definição ressalta o fato de que o gerente contribui para os objetivos da organização fazendo com que outras pessoas, e não ele mesmo, executem as tarefas que são necessárias. Essas pessoas, cujo trabalho o gerente dirige, são exatamente os indivíduos por meio dos quais o gerente obtém resultados. Em tais condições, o gerente torna-se responsável pelo desempenho das pessoas que ele dirige. Assim, para que um gestor possa se desincumbir satisfatoriamente dessa responsabilidade, ele precisa conhecer os fatores que influenciam o desempenho dos indivíduos no trabalho. De que fatores depende o desempenho das pessoas em uma organização? Há uma infinidade deles mas, de modo geral, pode-se agrupá-los em quatro categorias: 1) qualificação; 2) motivação; 3)problemas ambientais; e 4) problemas pessoais. Os dois primeiros fatores descrevem as relações do indivíduo com o que ele faz, isto é, com o conteúdo de seu serviço. São fatores que atuam de modo positivo. O terceiro fator, que descreve a relação do ser humano com o ambiente em que ele realiza seu trabalho, bem como o quarto fator, agem no sentido negativo. Se qualquer um desses quatro grandes fatores estiver em desordem, o desempenho do funcionário será afetado. Vamos examinar cada categoria para entender o que significa.

2.1 Qualificação

Este fator inclui os conhecimentos e habilidades que o empregado deve possuir para executar suas funções com sucesso. Trata-se de um fator que atua positivamente, isto é, sua presença melhora o desempenho. Se um empregado apresentar falta de conhecimentos ou habilidades requeridos por seu cargo, ele será incapaz de apresentar um desempenho satisfatório.

2.2 Motivação

As várias teorias existentes indicam que a motivação de um indivíduo para o trabalho depende de vários fatores: grau de interesse na função que ele executa, possibilidades de desenvolvimento profissional, possibilidade de progresso na carreira, existência de metas e objetivos desafiantes, feedback, reconhecimento, grau de autonomia e de participação nas decisões que afetam seu trabalho e outros. A motivação é, igualmente, um fator que atua positivamente, ou seja, sua presença é indispensável para um desempenho satisfatório.

2.3 Problemas ambientais

Estes fatores compõem, por assim dizer, um conjunto de condições “tóxicas” do ambiente de trabalho. Exemplos de problemas ambientais são: falta de condições de trabalho (falta de condições físicas, sobrecarga de trabalho, sistemas ou processos deficientes, falta de informação sobre tarefas, responsabilidades e desempenho esperado); remuneração inadequada; insegurança no emprego; relacionamento ruim com os colegas ou com a gerência; políticas organizacionais excessivamente rígidas, injustas ou obscuras; estilo de supervisão inadequado. Os problemas ambientais atuam negativamente, isto é, sua presença prejudica o desempenho do empregado.

2.4 Problemas pessoais

Este fator diz respeito à saúde física e psicológica do indivíduo, inclusive seu bem-estar pessoal e familiar. Problemas pessoais incluem alcoolismo ou dependência química, problemas psicológicos, problemas com o cônjuge, com os filhos ou com parentes, problemas financeiros etc. Os problemas pessoais também têm efeito negativo – quando presentes, reduzem o desempenho do empregado.

3. O PAPEL DA LIDERANÇA NA MANUTENÇÃO DO DESEMPENHO

Os Presidentes e demais executivos das grandes empresas têm sido chamados de “líderes” em praticamente todas as reportagens publicadas por órgãos da imprensa geral e especializada. Não obstante, usaremos aqui o termo “líder” como sinônimo de gestor, por razões que são explicadas em outro trabalho. Qual é, pois, o papel do líder na conformação dos fatores que influenciam o desempenho dos membros de sua equipe? A seguir, examinaremos as obrigações do líder relativamente a cada uma das quatro grandes categorias de fatores que afetam o desempenho profissional.

3.1 Qualificação

É comum a ideia de que o treinamento da equipe é uma tarefa de responsabilidade da área de Gestão de Pessoas (RH) ou que as atribuições do gerente em matéria de treinamento se resumem a recomendar cursos externos para seus subordinados. As duas ideias estão erradas. O treinamento e o desenvolvimento da equipe são responsabilidades intransferíveis e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com