Comportamento Organizacional
Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARCELEB • 30/5/2013 • 3.672 Palavras (15 Páginas) • 418 Visualizações
INTRODUÇÃO
O objetivo dessa ATPS, é Inquirir os conhecimentos organizacionais que predispõem os empregados dentro uma empresa, focando a posturas e ações de cada profissional. O comportamento nas organizações tem sido um dos temas mais relevantes e um dos objetos mais discutidos e apaixonantes no universo das organizações, pelo menos, nos últimos 20 anos. Este trabalho trata-se das diferentes maneiras ou formas de fazer com que as pessoas através da obtenção de conhecimento possam influenciar no comportamento da organização levando a mesma a obter um diferencial competitivo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa sobre comportamento organizacional entre seus sistemas e definições com foco no comportamento humano. De acordo com autor Derek Rugh, “Comportamento organizacional, é o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas". Como resultado espera-se evidenciar que as atuais organizações denominadas geradoras de conhecimentos, ou seja, aquelas que buscam o aprimoramento contínuo do seu pessoal, desenvolvendo grande capacidade de permanência e expansão de seus negócios num ambiente cada vez mais competitivo.
1 - DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O Comportamento Organizacional trata-se do estudo do comportamento de cada indivíduo, focando seu desenvolvimento dentro de um ambiente organizacional, que busca investigar as atitudes, percepções, sentimentos e ações de cada trabalhador, com o propósito de utilizar esses conhecimentos para melhorar a eficácia organizacional.
1.1- Comparativo de Definição “Comportamento Organizacional”
Derek Rugh, um dos conhecidos autores ingleses nesta área, define comportamento organizacional como: "O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas"
Já a definição do professor John Ivancevich, se preocupa com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre suas atitudes; e o efeito sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores que tange a sua eficiência e eficácia e efetividade.
Dentro de uma organização se estuda três determinantes do comportamento organizacional; indivíduo, grupos e estruturas, com o objetivo de que as organizações trabalhem, mas eficazmente.
1.2 - Comparação de Sistema Aberto e Fechado
O sistema fechado: não existe permutas da empresa por meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influência ambiental não se integrando ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência.
Sistema fechado: existem permutas empresariais da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são independentes e necessitam da influência ambiental externa, plenamente integrada e interagindo com o mundo, viabilizando sua existência e comunicação.
1.2.1 – Tabela de Comparativo de Sistemas
Sistema Aberto
Sistema Fechado
• Constante interação dual, com o ambiente. Influencia e é influenciado.
• Capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto-reprodução sob certas condições ambientais.
• Compete com outros sistemas.
• Não interagem com o ambiente.
• Não tem capacidade de crescimento, o estado atual e final do sistema será sempre seu estado original ou inicial.
•Não compete com outros sistemas.
2 - CONCEITO DE INOVAÇÃO
O conceito de inovação é bastante variado, dependendo principalmente da sua aplicação. De forma sucinta, a inventa considera que inovação é a exploração com sucesso de novas idéias. Sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.
Inovação em seu sentido mais genérico pode ser definida como algo novo para a organização. A palavra inovar vem do latim e significa “tornar novo”, renovar, enquanto inovação traduz-se pelo ato de inovar “fazer novo”. Desta forma, a amplitude do termo nos remete a tentar uma definição mais específica. A palavra inovação é freqüentemente usada para descrever um objeto, que pode ser um microcomputador, ou um novo modelo de carro. Embora referindo-se a algo “concreto”, teóricos do assunto concordam que inovação pode assumir outras formas de definição. Em resumo sucinto, “Inovação é a exploração com sucesso de novas idéias.”
2.1 - Pesquisa de Conceitos de Inovação
Anderson Pinheiro Aderaldo 23 anos - Sou gerente na área de telemarketing e a empresa sempre esta em busca de inovação, se não fica pra trás. Lá é uma tele (oi) então se der mole à concorrência engole.
Pompeu soares 34 anos- Bom eu sempre fiz vídeos 3D estéreo para feiras e eventos. Faz 15 anos que eu vejo o 3D sendo vendido como grande inovação tecnológica então não adianta existir a inovação sem um negócio. A inovação em si é o timing (momento) que o mercado vai aceitar o produto. O 3D estereoscópico tem 150 anos, mas ainda é considerado inovador e experiência porque a qualquer instante vai ser aceito por todo mercado, consolidando-se e deixando de ser inovação.
Bruno Ritchelli 25 anos - Educação sempre tem que ter Inovação,O profissional de educação que não se renova, é ultrapassado, Porém, temos que buscar por fora, pois a minha empresa que é a secretária estadual de educação não nos dá suporte.
Carlos Miranda 23 - Bom sou carteiro e o conceito na minha empresa correios e tenta mudar, mas ainda e muito fraco.
Juliana Rodrigues 26 anos - Sou dentista e no meu laboratório é tudo bem equipado
...