Comportamento Organizacional
Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ndreia • 5/10/2014 • 1.067 Palavras (5 Páginas) • 378 Visualizações
Comportamento Organizacional
Etapa 1
Comportamento Organizacional / Visão Sistêmica / Mudanças
Passo 1
Comportamento organizacional (C.O.) é o estudo que investiga o comportamento de um indivíduo, suas ações e atitudes dentro de uma organização. O foco principal desse estudo consiste em aprimorar a produtividade, obter melhorias em sua eficiência, eficácia e na efetividade organizacional, além de reduzir a absenteísmo e a rotatividade, promovendo assim a cidadania organizacional.
O C.O. não é uma disciplina, e sim uma área de conhecimento humano e tem uma importância crucial para a compreensão do funcionamento da organização. Esse estudo é muito importante para melhorar o desempenho individual, fazendo com que esse indivíduo consiga alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais, além de obter a satisfação no trabalho e auto-realização.
Outras ciências sociais estão interligadas nesse estudo, são elas: Psicologia, Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas.
Dentro do estudo de C.O., podemos utilizar o método científico e com o mesmo podemos prever situações com utilizando 3 aspectos: A observação, a predição e o controle sobre os acontecimentos, esse estudo científico contribui para que a organização não conte apenas com a intuição.
Passo 2
O que é Pensamento Sistêmico?
Definir o pensamento sistêmico torna-se um assunto muito complexo, porém a forma mais prática que podemos descrevê-lo, é que as partes são compreendidas pelo todo, e não o todo compreendido pelas partes, como convencionalmente nós podemos ver em algumas organizações. Cada organização deve solucionar o problema de acordo com sua individualidade e complexidade, sem esquecer-se do sistema como um todo, o que significa solucionar primeiramente as partes individuais para que o todo dê o resultado esperado.
Um sistema é formado por partes que são inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, focadas em um único propósito. Exemplos: corpo humano, automóveis, etc.
Segundo Deming, um sistema é definido da seguinte forma:
“Um sistema é uma rede de componentes interdependentes que trabalham em conjunto para tentar realizar o objetivo do sistema; Um sistema deve necessariamente ter um objetivo. Sem um objetivo não existe sistema.”
Devido os sistemas possuir natureza e complexidade diferentes, Kenneth Boulding OS dividiu em dois grupos e os hierarquizou em oito níveis. Segue abaixo a divisão efetuada de acordo com a complexidade:
Sistema Aberto:
Tem como característica principal o seu Inter-relacionamento com o meio exterior.
8. Organização Social;
7. Ser Humano;
6. Reino Animal;
5. Vida Vegetal;
4. Sistema Aberto Auto-Regulável: Célula.
Sistema Fechado:
Caracteriza-se por não ter inter-relacionamento com o meio exterior.
3. Sistema Cibernético Simples;
2. Sistemas Dinâmicos Simples;
1. Sistemas Estáticos Simples.
Os sistemas também possuem componentes e características, porém tais componentes e características não são hierarquizadas conforme a divisão citada acima:
1. Insumos (entradas, inputs);
2. Processamento;
3. Exsumos (produto ou saídas, output);
4. Entropia – mudança, alteração interna na organização, descartando os recursos para o ambiente – Ex: máquina que deixa de funcionar. (desintegração);
5. Homeostase – manutenção de equilíbrio por ajuste constante, o processo homeostático não é automático, tem que se criar dispositivos corretivos.
6. Retroalimentação (realimentação, feedback);
7. Decomposição do sistema em subsistema.
O Líder na Gestão de Mudanças
O mundo está em constante mudança, novas formas de vivência, novas tecnologias, novos conceitos, novas culturas e novas ideologias. A implementação de novos conceitos dentro de uma organização é de suma importância, pois tais conceitos trarão inovações e transformações que contribuirão para as melhorias nos processos, produtos, na forma de gerenciar a equipe e seus conflitos.
A mudança tem como objetivo atualizar a organização dentro do mercado competitivo e com isso não ser ultrapassada pela concorrência.
Podemos encontrar nas empresas lideres inovadores, confiantes, que aceitam correr riscos e estão dispostos a fazerem as coisas acontecerem, também há lideres acomodados e inseguros, onde visualizam as mudanças como uma ameaça e como algo
...