Comportamento Organizacional
Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DaIGRA • 24/10/2014 • 309 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
INTRODUÇÃO
Na década de sessenta o campo do comportamento organizacional recebeu diversas conceituações. Nota-se que o processo de solidificação do Comportamento Organizacional teve como fator contribuinte o deslocamento para o âmbito de seu interesse, as variáveis satisfações no trabalho e o comprometimento organizacional.
Atualmente ainda persistem divergências quanto à conceituação do CO, trata-se de uma área de investigações sobre a influência que indivíduos, grupos e estrutura organizacional exercem sobre o comportamento dentro das organizações.
O Comportamento Organizacional representa hoje uma complexa e ainda difusa área de conhecimento em ciências do comportamento.
A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado.
O comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração. O comportamento organizacional, a comunicação e essencial em uma organização porque através na comunicação é o modo de como a gente se comunica e faz entender a coisa, assim como a eficiência e a eficácia não adianta ter eficiência se ela não for eficácia para o problema.
...