Comportamento Organizacional
Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gessyro • 8/11/2014 • 865 Palavras (4 Páginas) • 208 Visualizações
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Atividade prática supervisionada apresentada como exigência para a disciplina de Comportamento Organizacional sob orientação da Professora Angélica Bertozo, da Universidade Bandeirante de São Paulo.
São Bernardo do Campo - SP
2012
Epígrafe
“Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.”
Mahatma Gandhi
Índice
1- Introdução 4
2- Comportamento Organizacional 5
3- Visão Sistêmica e Mudança 6
4. 7
5. Referências 8
1- Introdução
Tendo em vista o mundo atual, em mudanças constantes, principalmente dentro das organizações, mostraremos nesse trabalho de como é importante o conhecimento na área de Comportamento Organizacional. No mundo de hoje, o intelecto e o bem estar do ser humano, é mais forte do que apenas uma formação acadêmica. Temos que estar emocionalmente preparados para o mercado de trabalho, um ser humano com uma auto estima elevada é capaz de produzir mais e conseguir trabalhar pacificamente em grupo dentro de uma organização. Essa é uma disciplina que depende de muitas informações e conhecimentos específicos em diversas áreas para melhor compreender as pessoas.
2- Comportamento Organizacional
Comportamento organizacional, como o próprio nome diz consiste no estudo do comportamento das pessoas dentro de uma organização, focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações, com intuito de alcançar produtividade e promover a cidadania organizacional. O entendimento que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente, as atitudes e o desempenho dos trabalhadores dentro de uma empresa.
Essa é uma área de conhecimento relativamente nova para compreender as pessoas, mas para isso são necessárias informações provenientes de disciplinas variadas, trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos provenientes de várias outras ciências sociais, como a Sociologia (estudando especialmente no nível macro: o ambiente organizacional, tecnologia, estrutura, conflito e mudança), a Psicologia (explicando o comportamento dos grupos, poder, liderança, conflito, o stress no trabalho e avaliação de desempenho), a Antropologia (contribui para uma análise cultural do conflito) e por fim a Ciência Política (que contribui especialmente para um melhor entendimento do poder).
Para um Gerente trabalhar com bases no conceito de Comportamento Organizacional dentro de sua empresa, primeiramente é preciso entender de que não existem respostas prontas ou ensaiadas para os problemas organizacionais, pois respostas simples para situações complexas simplesmente não existem. O Gerente pode agir no sentido de desenvolver o plano de ação que julgar mais apropriado e necessário para atingir os objetivos mais importantes, para isso é necessário também que os gerentes sejam capazes de reconhecer, diagnosticar e adaptar uma determinada situação, pois não existe um único conjunto de princípios de um tipo ideal de sistema gerencial que sirva de modelo para que a prática administrativa deva imitar. Essa conclusão a que eles chegam cria as bases para o entendimento da abordagem da Contingência, tão necessária à evolução e prática da área de Comportamento Organizacional.
3- Visão Sistêmica e Mudança
Sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas que se interagem para alcançar um objetivo, afirmando isso automaticamente estamos afirmando de que o ser humano é um sistema dentro de um sistema, pois nosso organismo é um conjunto de órgãos funcionando coordenadamente para o nosso bem-estar, partindo desse princípio vemos que pensamento sistêmico entende-se de que a humanidade encontrou uma forma para entender Sistemas – Problemas divididos – isto e, estuda o problema por partes.
O pensamento Sistêmico pode ser definido como uma nova forma de percepção
...