Comportamento Organizacional
Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elsonb • 10/6/2013 • 2.529 Palavras (11 Páginas) • 305 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO: TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PRODUÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO ELABORADO A PARTIR DAS ETAPAS DA ATPS.
RIO DE JANEIRO, 19 DE ABRIL DE 2012
Introdução
Comportamento organizacional é um campo de estudos que busca responder o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre as organizações, com o propósito de utilizar esse conceito e aplicações para promover a melhoria da eficácia organizacional. Percepção é falar do ser humano, nas suas relações com outros seres humanos, objetos, animais, símbolo, mitos e referências. O processo perceptivo passa a ser analisado de modo objetivo, trazendo do ser humano a perspectiva de ser ele o único a perceber no mundo em que vive. O bom resultado de finalização de um trabalho, feito por um grupo depende da boa participação de cada um, bem como o nível de empowerment de que elas dispõem em equipes auto gerenciadas, onde cada indivíduo é responsável por sua tarefa, sem a necessidade de uma supervisão, visando o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poder.
Conclui-se que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas sendo este positivo ou negativo. Como esse estudo está voltado especificamente para situações relacionadas com o emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração. Eficiência é ‘fazer mais com menos‘, que traz embutido o senso de economia racional, sendo a capacidade de atingir ou superar os padrões vigentes. Isto indica o rendimento dos recursos (insumos) aplicados na prestação de serviços e disponibilização de produtos. Em contrapartida, está a quebra da expectativa no que é esperado da habilidade com foco na produtividade e conformidade do produto ou serviço.
Às vezes ocorre uma grande confusão em relação ao entendimento da diferença entre estes importantes conceitos eficiência e eficácia, levando algumas pessoas a acreditar que se está falando da mesma coisa. Eficiência trata-se de como fazer, não do que fazer; quando falamos de eficiência estamos nos referindo em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis. Eficácia trata-se do que fazer, tomar decisões certas, seguir o caminho certo, analisar o grau em que os resultados de uma organização correspondem e necessita analisando sempre o ambiente externo. Numa empresa a eficácia está diretamente ligada ao nível tático (gerencial) e a eficiência ao nível operacional (produção).
CAPITILO I
DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O campo do comportamento organizacional utiliza o estudo sistemático para melhorar as previsões sobre comportamento que seriam feitas de maneira intuitiva. Porém como as pessoas diferem umas das outras, precisamos analisar o comportamento organizacional dentro de um cenário contingencial, utilizando variáveis situacionais.
O estudo do comportamento organizacional oferece desafios e oportunidades para os quem os executa. Com ele podemos diferenciar e os ajuda a perceber o valor da diversidade da mão-de-obra e das práticas que precisam ser modificadas quando se opera em diferentes países, podendo melhorar a qualidade e a produtividade dos funcionários, mostrando aos administradores como dar autonomia aos seus funcionários e como elaborar e implementar programas de mudança. As variáveis dependentes, são os fatores-chave que você pretende explicar ou prever e que são afetados por outros fatores. O cliente não é apenas o indivíduo que compra os produtos ou serviços da empresa, mas também o cliente interno (como o pessoal de expedição ou contabilidade), que interage e presta serviços a outros dentro da organização. Em muitas organizações, os funcionários são agora chamados de sócios. E existe certa indefinição em relação às diferenças dos papéis de executivo e trabalhador.
O processo de tomada de decisão está sendo levado para o nível operacional, em que os empregados estão tendo a liberdade de fazer escolhas sobre cronogramas e procedimentos e de resolver sozinhos problemas relacionados com seu trabalho. Os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsora da inovação e da mudança, ou podem ser uma barreira para isso, oferece entendimentos específicos para aperfeiçoar as habilidades humanas do executivo. Em tempo de mudanças rápidas e constantes, o estudo do comportamento organizacional pode ajudar esses administradores a lidar com uma mudança de temporariedades e aprender formas de estimular a inovação.
Segundo Stephen p. Robbins CO/livro texto 133, a definição do Comportamento Organizacional é um campo de estudos. O comportamento organizacional aplica os conhecimentos obtidos sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.
E para Eduardo Soto CO/Impacto das Emoções, o Comportamento Organizacional, refere-se aos atos e atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional, os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações, com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.
Quadro Comparativo de Sistema Aberto e Sistema Fechado
Sistema Aberto
Sistema Aberto
8. Organização Social
7. Ser Humano
6. Reino Animal
5. Vida Vegetal
4. Sistema Aberto Auto Regulável
O
...