Comportamento Organizacional
Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandaalves • 10/6/2013 • 2.354 Palavras (10 Páginas) • 445 Visualizações
O conhecimento é criado por meio de interações entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito, que levou Nonaka e Takeuchi (1997), a postular os quatro modos diferentes de conversão do conhecimento, conforme abaixo:
Socialização: de conhecimento tácito em conhecimento tácito.
Externalização: de conhecimento tácito em conhecimento explicito.
Combinação: de conhecimento explicito em explicito.
Internalizarão: de conhecimento explicito em conhecimento tácito
Relação entre o processo SECI, BA e os recursos do conhecimento.
Fonte: Adaptado de Nonaka, Toyama e Konno (2000).
Gestão de conhecimento
O conhecimento possibilita um maior entendimento e compreensão de como lidar com os conflitos, as turbulências e os paradoxos que as empresas necessitam de um novo paradigma, ou ainda, que a
gestão do conhecimento é a capacidade da empresa de identificar e transmitir conhecimentos relevantes aos seus funcionários criando possibilidade para que este conhecimento seja efetivamente aplicado m favor do desenvolvimento de vantagens competitivas para a empresa O conhecimento pode ser definido como “uma crença justificadamente verdadeira”. Ou ainda como conhecimento é uma informação cuja validade é estabelecida por meio de testes de veracidade. O conhecimento envolve aspectos mais amplos e profundos, conhecimento é uma mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e experimentado, a qual proporciona uma estrutura para avaliação incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele costuma estar embutido não só em documentos, mas também em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais.
O conhecimento ainda pode ser dividido em dois grupos, o tácito e o explícito. O conhecimento explícito é aquele que pode ser exteriorizado através da linguagem formal e que se encontra expresso na forma de manuais, instruções, expressões matemáticas e etc. Já o conhecimento tácito é mais difícil de ser compartilhado, pois está incorporada á experiência pessoal e dependem de fatores intangíveis como valores e crenças individuais.
A criação do conhecimento como processo sintetizador, inicia com o processo de e socialização o qual o novo conhecimento tácito é convertido através da experiência compartilhada na interação social no dia a dia.
O BA é considerado como
o espaço físico, é um local existente onde seus participantes partilham seu contexto e criam novos significados através de interação. O Ba é a chave ,pois o BA proporciona energia ,qualidade e local para desempenhar as convenções individuais e percorrer a espiral do conhecimento.O BA é onde a informação e interpretada para torna-se conhecimento.A criação do conhecimento é espiral ,descrita pelo modelo SECI:
Socialização-compartilhamento de experiências;
Externalização-é compartilhamento através do uso metáforas, hipótese;
Combinação-troca de conhecimento através de documentos, comunicação, reuniões.
Internalização-compartilhando através de treinamento, experiência e simulações.
Atualmente a gestão do conhecimento surgiu como uma das principais preocupação das organizações.Além da tecnologia o conhecimento e fundamental para empresas que querem agregar valor aos seus serviços e produtos.As companhias que sabem administrar o conhecimento presente na empresa geralmente são bem sucedidas.A globalização esta fazendo com que as empresas ,sem as proteção oficiais das reservas de mercado ,tenham que se ajustar á nova economia .Melhorando seu custo e aumentando sua produtividade para serem competitivas.
Algumas empresa já estão pensando em SUS funcionários operacionais, administradores, não mais como um simples recurso humano mais sim .como capital humano.
Nesse novo contexto as pessoas são parte crucial da empresa, tendo que ser desenvolvida, gerenciadas e tratadas com o mesmo respeito distinguido a todos os outros capitais. Nessa nova economia, as mudanças
ocorrem com muita rapidez e as pessoas apesar de não acompanhar essas mudanças têm que se acostumar com essa nova situação, necessitando de atenção para reduzirem ou eliminarem essa diferença e conseguir atingir o objetivo empresarial.
Por muitos anos as empresa subestimaram o conhecimento de seus funcionários. Hoje se sabe que a soma deste conhecimento, se bem aplicada retorna em favor da empresa. E que a empresa possa utilizar esse conhecimento em seu favor ela tem que métodos para motivar seus funcionários. Somente empresa atenta ao capital humano consegue reter os talentos e motivá-los a utilizar o seu conhecimento em beneficio de ambos.
As empresas precisam está em constante aprendizado, e transformando processos explícitos em aprendizagem, a organização pode acelerar e melhorar a capacidade de aprender. Com isso ferramentas gerenciais focadas em seus conceitos de melhorias contínuas, eficiência e eficácia e aprendizado organizacional visam diferencial competitivo e vantagens estratégicas das organizações, a utilização de recursos tecnológicos é cada vez mais necessário, contudo o TIC ainda é vista como uma ferramenta á margem no processo de gestão e não como parte integrante do processo de gestão. A tecnologia de informação, por partes de muitos e vista como ferramenta e nem sempre importante no processo de gestão.
Mais ela deve ser vista como integração de todos os modelos de gestão utilizados, no sistema de informações que vão possibilitar uma facilidade muito maior ao longo de todo o processo de gestação.
A Tecnologia da Informação, ou TI, ajuda,
mas é bom lembrar que, apenas usá-la não garante o sucesso. Se não houver, associado a TI, a criação de ambientes que propiciem mudanças na forma de pensar, aprender e agir dos colaboradores não adianta. Este é o tipo de ambiente propício às novas idéias, às inovações e à aprendizagem empresarial. Sem dúvida, a receita para o sucesso é inovar, fazer diferente. Mas um ambiente sem motivação, sem aprendizagem contínua, dificilmente consegue inovar. Por isso é que a Gestão do Conhecimento está tão atrelada à Inovação.
Os benefícios das organizações adaptarem uma estratégia de Gestão de Conhecimento são numerosos, pois oferece
...