Comportamento Organizacional
Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Djanes • 11/6/2013 • 3.976 Palavras (16 Páginas) • 300 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
1º SEMESTRE
NOME RA
Catarina Ap. Tabai Ismael 6581337101
Daniele Quesada 7127495684
Djanes Ap. Peres da Cruz 6916407316
Lahyr Ferraz Prado 6948473503
Quitéria Soares Vitor 6954439179
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSOR EAD: Profª Maria Yaeko Ozaki
TUTOR PRESENCIAL: Profª Rosemeire Braz dos Santos
TUTOR A DISTÂNCIA: Profª Daniela Ribeiro de Souza
PIRACICABA/SP
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1-COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4
1.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL . 4
1.2. DOUGLAS MCGREGOR 4
1.3 MAX WEBER.....................................................................................................................4
2-SISTEMAS ABERTO E FECHADO 6
2.1. EFEITOS DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES 7
2.2..PESQUISA SOBRE O CONCEITO DE INOVAÇÃO.. 8
3-FALTAM CONDIÇÕES PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NAS EMPRESAS BRASILEIRAS 8
4-FATORES QUE GERAM FRACASSO NO ÂMBITO DA LIDERANÇA 9
5-CONCEPÇÃO DE EFICIÊNCA E EFICÁCIA 10
6-ANÁLISE E ARGUMENTAÇÃO DE FIGURA S. 10
7-VANTAGEM COMPETITIVA 11
8-DEFINA PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO E RELACIONE OS CONCEITOS À ARTE DE ADMINISTRAR 11
9 CONCLUSÃO......................................................................................................................14
10-BIBLIOGRAFIA ..............................................................................................................15
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo definir o conceito de “Comportamento Organizacional” de acordo com o desafio proposto pela ATPS - Atividade Prática Supervisionada, mostrando a relevância do ser humano na atuação da organização para que ela se torne eficiente e eficaz.
A organização precisa solucionar problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo. Isto quer dizer, resolver as partes, para que o todo funcione.
Além de tudo, elas necessitam da participação de indivíduos visionários adaptando às mudanças.
Ainda dentro dessa organização a mudança está presente, pois ela é da natureza humana, porém é preciso a participação de indivíduos visionários e também de cautelosos.
CAPITULO I
1-COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
1.1-DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional é uma área de conhecimento que se preocupa em investigar e aperfeiçoar o comportamento e o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional, verificando-se o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e seus objetivos, estudar e acompanhar o efeito dos trabalhadores sobre a organização no que diz respeito a sua eficiência, eficácia e efetividade.
É uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento. Trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos provenientes de várias outras ciências sociais, é necessário através da psicologia compreender os problemas da vida organizacional, tais como, percepção, motivação, aprendizagem e a dinâmica.
1.2-DOUGLAS MCGREGOR
Defende a aplicação dos conhecimentos adquiridos no nível da psicologia e sociologia na teoria das relações humanas. A organização continua a ser vista como um sistema fechado, mas dotado de grande dinâmica interna que lhe advêm das vontades das pessoas, indivíduos ou trabalhadores e dos processos de inter-relação e de estruturação organizacional.
Pretende desenvolver um conhecimento aprofundado dos processos dinâmicos que ocorrem no sistema social interno da organização, embora pequem no que se refere á transposição para o normativo de gestão dos conhecimentos adquiridos o homem na organização é visto como um ser criativo que deve envolver todas as suas capacidades intelectuais.
Douglas McGregor pôs em evidência a filosofia do gestor sobre a natureza humana e a sua relação com a motivação dos subordinados, os gestores tendem a desenvolver um conjunto de assunções, crenças ou ideias sobre os empregados que podem basicamente ser divididas em dois grupos, os quais constituem assim duas visões diferentes e antagônicas. A teoria X e a teoria Y.
Pressuposições da Teoria X:
- As pessoas são preguiçosas e indolentes;
- As pessoas evitam o trabalho;
- As pessoas evitam a responsabilidade, com o objetivo de se sentirem mais seguras;
- As pessoas precisam ser controladas e dirigidas;
- As pessoas são ingênuas e sem iniciativa.
Pressuposições da Teoria
...