Comportamento Organizacional
Trabalho Escolar: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biarafa • 12/6/2013 • 2.235 Palavras (9 Páginas) • 350 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CAXIAS - MARANHÃO
PROFESSORA ADISTÂNCIA: Maria YaekoOsaki
PROFESSOR PRESENCIAL: Manoel Oliveira
ALUNOS: Bianca Stéphane Esteves Braga RA: 438392
José de Ribamar Silva Araújo RA:425214
Ítalo Diego e Silva Morais RA: 435524
Jonas Ramon Calvario dos Santos RA: 434604
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CAXIAS – MA
ABRIL/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4
INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES 6
EQUIPE X INDIVIDUALISMO 8
ARTE DEADMINISTRAR: PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
ANEXO
INTRODUÇÃO
Com o passar dos anos, as pessoas começaram a perceber a importância dos estudos do comportamento humano dentro das organizações, e é isso que comportamento organizacional estuda.
Para que a empresa tenha um bom sucesso em suas atividades é necessário que estas sejam desempenhadas com eficiência; que é a capacidade potencial que têm os sistemas, simples ou complexos, para produzir resultados; e com eficácia; que é a capacidade de um indivíduo para produzir resultados responsavelmente.
O estudo do capítulo 1 é direcionado ao conceito de comportamento organizacional e seus sistemas abertos e fechados; o estudo do capítulo 2 é direcionado ao conceito de inovação nas organizações, fatores que inibem a inovação; o estudo do capítulo 3é direcionado ao trabalho em equipe dentro das organizações; e o capítulo 4 é a relação entre percepção e comunicação na arte de administrar.
1.0. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O estudo do comportamento organizacional busca o entendimento de como desenvolver pessoas, grupos e a organização, entendidos como seres que aprendem a melhorar o desempenho das organizações, seus resultados e, ao mesmo tempo, a qualidade de vida de seus dirigentes, empregados, parceiros, entre outros.
Chiavenato (1999, p. 304), define que Comportamento Organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõe coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.
Já Geraldo Caravantes (2010, p. 27 e 29), diz que Comportamento Organizacional é uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento, ele afirma também que a força de trabalho e as pessoas que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade e é aqui que o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente entra em jogo.
De acordo com Geraldo Caravantes (2010, p. 26) um sistema é qualquer entidade conceitual ou física, compostas de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotada de um objetivo, sendo que este sistema foi subdividido em duas partes: sistema aberto e fechado.
Chiavenato (2000, p. 19), afirma que um sistema é a corrente que trata as organizações como sistemas abertos em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente.
Veja abaixo um quadro comparativo entre os sistemas abertos e fechados de cada autor:
AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
GERALDO CARAVANTES • Está em constante interação dual com o ambiente.
• Tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao meio ambiente e até auto reprodução.
• Tem a contingência de competir com outros sistemas. • Não interage com o ambiente.
• Não tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao meio ambiente e até auto reprodução.
• Não tem a contingência de competir com outros sistemas.
IDALBERTO CHIAVENATO • Está em constante interação dual com o ambiente.
• O estado atual e final ou futuro não é rigidamente condicionado por seu estado original ou inicial, pois este tem reversibilidade.
• Tem a contingência de competir com outros sistemas.
• Não interage com o ambiente.
• O estado atual e futuro ou final é seu estado original ou inicial.
• Não tem a contingência de competir com outros sistemas.
Esse quadro somente prova que não há diferença no pensamento dos dois autores quanto aos sistemas abertos e fechados.
2.0. INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Partindo da aplicação de questionários juntos a vinte pessoas de diferentes faixas etárias, em Caxias, foram questionadas três perguntas, sendo que a primeira foi: O QUE É INOVAÇÃO? Duas pessoas responderam que é fazer com que alguma coisa passe a existir; nove pessoas responderam que é produzir alguma coisa completamente nova: criar; oito pessoas responderam que é colocar em prática alguma coisa ainda desconhecida: renovar e uma pessoa respondeu que é N.D.A. Isso somente prova que as pessoas não sabem o conceito de inovação, que é segundo
...