Comportamento Organizacional
Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandra04 • 12/6/2013 • 2.211 Palavras (9 Páginas) • 407 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
PÓLO RONDONÓPOLIS - MT
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CONTEXTO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TURMA: N10 – 1º SEMESTRE
TUTOR PRESENCIAL: PAULO ACÁCIO GONZAGA DA COSTA
PROFESSOR EAD: YAEKO OZAKI
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
RONDONÓPOLIS – 2013
SUMÁRIO
1 – DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ¬¬¬¬ 4
1.1 – O papel do comportamento organizacional nas empresas 4
1.2 – Os sistemas 4
1.2.1 – Sistemas abertos 4
1.2.2 – Sistemas fechados 5
2 – CONCEITO DE INOVAÇÃO 5
2.1 – O papel da inovação nas empresas 5
2.2 – A importância das mudanças 5
3 OS GRUPOS DE TRABALHO 6
3.1 – Definições de grupo 6
3.2 – Definições de equipe 6
3.3 – Definições de liderança 6
3.3.1 – A importância da liderança 7
3.4 A busca pela eficiência e pela eficácia 7
4 FERRAMENTAS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 8
4.1 – Percepção 8
4.2 – Comunicação 8
CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS _______ 10 e 11
INTRODUÇÃO
O comportamento organizacional que é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito com que as organizações trabalhem mais eficazmente.
A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes.
Uma organização precisa ter políticas explícitas ou implícitas que orientarão a tomada de decisão. As organizações não se conduzem por sim mesmas, daí a necessidade de um pensamento comum que norteie o administrator ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, de modo a garantir que os objetivos sejam alcançados.
1 – DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
1.(Stephen P. Poblins)
Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.
Ele estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O Comportamento Organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer que as organizações trabalhem mais eficazmente.
2. Idaberto Chiavenato
É o Estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. Por essa razão, a organização caracteriza-se por uma racional divisão do trabalho e hierarquia.
1.1 – O papel do comportamento organizacional nas empresas
As Empresas produzem bens ou serviços, empregam pessoas, utilizam competências e tecnologias, requerem recursos e, sobretudo, necessitam de administradores.
O que faz as empresas diferentes das demais organizações sociais são as seguintes características.
As empresas são orientadas para o lucro;
As empresas assumem riscos;
As empresas são dirigidas por uma filosofia de negócios;
As empresas as geralmente são avaliadas sobre um ponto de vista contábil;
As empresas geralmente são avaliadas sob um ponto de vista social;
As empresas devem ser reconhecidas como negócios;
As empresas constituem propriedade privada;
1.2 – Os sistemas
Um conjunto de elementos interdependentes e intergentes ou um grupo e unidades combinadas que formam um todo organizado. Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes formando um todo unitário.
É um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando uma totalidade
Da definição de Bertalanffy – segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacinadas decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o de globalismo ( ou totalidade). Esses dois conceitos retratam duas características básicas do sistema.
1.2.1 – Sistemas abertos
Apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de inúmeras entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio, mantêm um jogo recíproco com o ambiente e sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos dos sistemas se organiza através de uma operação
...