Comportamento Organizacional
Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisanimathias • 16/6/2013 • 1.186 Palavras (5 Páginas) • 306 Visualizações
INTRODUÇÃO
Dentre as funções do administrador, uma das principais é cumprir metas, dentro dos prazos estabelecidos, da melhor maneira possível e com o menor número possível de erros. Para que isso seja possível é necessário que haja eficiência e eficácia em seu trabalho.
Esses dois atributos são muitas vezes interpretados como sendo a mesma coisa, no entanto existem diferenças entre eles. Eficiência está relacionada com a forma como a atividade é feita, ou seja, fazer corretamente, num prazo certo, com o menor número de erros, “fazer mais com menos”. Já a eficácia está diretamente ligada aos resultados, ao atingimento das metas propostas.
O administrador ideal é aquele que consegue unir esses dois atributos, pois assim a organização administrada por ele conseguirá atingir plenamente seus objetivos.
.
CAPÍTULO 1
Comportamento organizacional baseia-se em organizar, estudar, educar pessoas dentro da instituição de trabalho, sejam grupos ou equipes. Esta sempre buscando alcançar metas, superar obstáculos integrando todos.
É um estudo de ações. De como pessoas agem, se comportam entre si.
Fonte:
http://www.administradores.com.br/informe.
O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Comportamento organizacional estado três níveis de comportamento nas organizações: Individual, grupo e o da estrutura.
Do livro - Comportamento Organizacional
Autor - Stephen P. Robbins
O comportamento organizacional é uma área de conhecimentos integrante das ciências sociais que analisa o comportamento. Trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos provenientes de várias outras ciências sociais. O C.O preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.
Do livro - Comunicação e Comportamento Organizacional
Autores: Geraldo R. Caravantes, Cláudia B. Caravantes e Mônica C. Kloeckner.
C. O. SISTEMA ABERTO C. O. SISTEMA FECHADO
A estrutura de sistemas abertos é formada pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a organização se adapta para sobreviver mudando seus produtos, técnicas e estruturas. A interação e intercâmbio da organização com o ambiente moldam a estrutura de sistemas abertos. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas para se adaptar à essas mudanças e sobreviver.
O enfoque sistêmico se preocupa com as entradas e as saídas e não unicamente as sub-atividades no interior do sistema. Portanto ao analisar a empresa como um sistema não buscamos a eficiência de cada uma de suas atividades, mas a eficiência do sistema como um todo. O sistema fechado não recebe influência do meio em que esta inserido.
Fonte:
www.professorpoliglota.blogspot.com
CAPÍTULO 2
Conceito de Inovação
A pesquisa foi realizada em três empresas, com vinte pessoas e entre elas encontramos muitas coincidências. Elas tinham muitas dúvidas e quase as mesmas ideias
Onze das vinte pessoas que foram entrevistadas disseram que para elas o conceito de inovação é uma forma que a empresa tem para encontrar novas ideias e soluções para crescer financeiramente ou geograficamente.
As outras sete disseram que é uma forma de renovar seus produtos de vendas, e seus equipamentos, e achar novos meios de expandir seu negócio.
As outras duas disseram que inovação é ter ideias tecnológicas que gerarão novas vendas para a empresa.
O conceito de inovação depende principalmente da sua aplicação. De forma sucinta, inovação é a exploração com sucesso de novas ideias e sucesso para as empresas. Por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento dos lucros, entre outros benefícios.
As inovações são importantes porque permitem que as empresas acessem novos mercados, aumentem suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor de suas marcas.
CAPÍTULO 3
Através do estudo do texto “Trabalho em equipe – uma vantagem competitiva” percebemos que o trabalho em equipe traz grandes vantagens para a organização, uma vez que é a soma de habilidades e de conhecimentos diferentes que levam ao alcance mais rápido e eficaz dos objetivos traçados.
No entanto, desenvolver essa prática com excelência é um tanto desafiador, já que estamos nos referindo a pessoas, indivíduos, que possuem características diferentes, como crenças, valores, costumes, etc.
Diante disso, faz-se necessário que esteja à frente dessa equipe um líder que seja capaz de direcionar todas essas habilidades e conduzir a equipe para o objetivo comum da organização – crescimento, qualidade, agilidade, profissionalismo, etc.
É
...