Comportamento Organizacional
Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Waldir • 16/6/2013 • 3.021 Palavras (13 Páginas) • 350 Visualizações
POLO DE APOIO PRESENCIAL: CATALÃO (GO)
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – EAD
DISCIPLINA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
FABIO LUIZ DA SILVA JUNIOR - RA: 438003
GRACIELE TRISTÃO DA SILVA- RA: 439397
WALDIR SANDOVAL ALVES DA SILVA – RA: 439465
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: Ciências Contábeis 1ª Série: Comportamento Organizacional
CATALÃO (GO)
POLO DE APOIO PRESENCIAL: CATALÃO (GO)
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – EAD
DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO
FABIO LUIZ DA SILVA JUNIOR - RA: 438003
GRACIELE TRISTÃO DA SILVA- RA: 439397
WALDIR SANDOVAL ALVES DA SILVA – RA: 439465
– RA:
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: Ciências Contábeis 1ª Série: Comportamento Organizacional
Atividade prática supervisionada do curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera- Uniderp, Polo de Apoio Presencial – Catalão (GO), como requisito para obtenção de nota relativa à 1ª Série: Comportamento Organizacional.
Prof. Yaeko Osaki
Alunos (as): FABIO LUIZ DA SILVA JUNIOR - RA: 438003
GRACIELE TRISTÃO DA SILVA- RA: 439397
WALDIR SANDOVAL ALVES DA SILVA – RA: 439465
– RA:
CATALÃO, 23 DE ABRIL DE 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................................03
1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL..................................................................04
2 INOVAÇÃO E MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES ..................................................06
3 TRABALHO EM EQUIPE.................................................................................................07
4 PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO..................................................................................08
CONCLUSÃO.........................................................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................12
INTRODUÇÃO
Compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, as quais demonstram em linhas gerais os princípios, as normas e os valores delineados pela alta administração.
Muitas são as variáveis que, se trabalhadas garantem diferenciação à empresa. Duas delas são a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional de planejamentos estratégicos, onde se inclui atividade, produtos, serviços e pessoas, evidentemente.
O Ser Humano é, em essência, o determinante do sucesso ou fracasso organizacional, pois é através de sua competência e suas atitudes que as empresas criam diferenciais que lhes concede vantagem competitiva. É o homem que com seu talento e potencial, sua diversidade e sua motivação que faz com que as empresas desenvolvam seus planejamentos, programem suas estratégias e consiga atingir seus objetivos rumo ao êxito.
Nas empresas, os indivíduos não se comportam apenas como eles mesmos, mas também como membros do grupo no qual estão inseridos, desta forma, compreender o trabalhador e suas ações é uma necessidade para qualquer gestor, pois é através deste que se consegue compreender o movimento dos grupos e a dinâmica organizacional. Para compreender o Ser, primeiro é necessário compreender a formação da personalidade e as diferenças inerentes a cada indivíduo. A personalidade do indivíduo é o resultante de sua formação e história, e isto nos permite concluir que não existem duas pessoas iguais, pois não existem duas trajetórias idênticas; por isso, cada qual é único, indivisível e singular, desde sua concepção.
Outros aspectos, também relevantes, são os atributos psicossociais dos indivíduos, os movimentos dos grupos sociais dentro das empresas, que se manifestam através do comprometimento organizacional, clima e satisfação no trabalho.
Ao se investigar o impacto do comportamento dos indivíduos, grupos e estrutura cria-se a possibilidade de prever, explicar, compreender e intervir na dinâmica organizacional, promovendo a melhoria e eficácia organizacional, aumentando sua produtividade e o desempenho de seus colaboradores, dentro de uma perspectiva de qualidade de vida e satisfação do indivíduo no trabalho.
Uma arquitetura corporativa bem estruturada, incentiva seus colaboradores é de fundamental importância, pois com um projeto bem montado e apropriado, uma empresa pode explorar com sucesso seu ambiente de tecnologia, informação e pessoas, estimulando o crescimento e a inovação dos negócios.
Os profissionais envolvidos com as questões estratégicas e táticas da empresa, ou seja, aqueles que definem os caminhos organizacionais através de objetivos e metas dependem de informações
...