Comportamento Organizacional
Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thata.caserta • 13/3/2015 • 2.354 Palavras (10 Páginas) • 200 Visualizações
Bauru, 23 de abril de 2013.
INTRODUÇÃO
Sabemos que administrar uma empresa atualmente requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerencia como planejar, organizar, dirigir e controlar.
Para se administrar com sucesso, à compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho é essencial na organização, e com base nesse estudo trabalha o Comportamento Organizacional, que investiga desde a percepção e a atitude das pessoas até suas relações com a liderança e poder.
Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes, cada pessoa tem uma personalidade própria, que é formada ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, sendo assim, as organizações também apresentam uma cultura que conduz seus indivíduos, a se comportarem dentro de certos padrões de condutas comportamentais, que expressam os princípios, normas e os valores da organização.
O ser humano é papel determinante do sucesso ou fracasso organizacional, pois é através de sua competência e suas atitudes que as empresas criam diferenciais que lhes concede vantagem competitiva. Nas empresas, a compreensão do trabalhador e suas ações são de suma importância para os gestores, sabendo que através deste que se consegue compreender o movimento dos grupos e a dinâmica organizacional.
É essencial que as empresas incentivem seus funcionários a apresentar suas idéias, seus pontos de vista e a buscar sintonia com as estratégias das organizações através de diálogo e exposição de seus valores pessoais, assim a organização passará a lidar com as diferenças, formando então uma base para o crescimento coletivo, e consequentemente para a evolução empresarial.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
1. Conceito de Comportamento Organizacional:
Comportamento Organizacional consiste no estudo de indivíduos, grupos e estruturas dentro da organização, tendo com objetivo a melhoria no ambiente de trabalho, preocupada com a satisfação do trabalho visando à eficiência e a eficácia, reduzindo, por exemplo, o absenteísmo e rotatividade de funcionários.
2. Principais Metas:
Explicação: identifica causas ou razões que levaram a tais acontecimentos ou fatos.
Previsão: lidar com eventos futuros prevendo resultados alcançados.
Controle: tem como objetivo controlar o comportamento do ser humano dentro da organização, sendo uma contribuição valiosa a organização, pois gera a eficácia.
3. Oportunidades e desafios:
Oportunidades:
• Aumento da produtividade
• Aprimoramento das habilidades humanas
• Adaptação com diversas pessoas no ambiente de trabalho
• Empoderamento dos funcionários
Desafios:
• Administração da diversidade da força de trabalho
• Estimulação da criatividade e tolerância às mudanças
• Saber lidar com a temporariedade e a convivência com flexibilidade, a espontaneidade, imprevisibilidade
• Ajudar a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários
• Lidar com a queda da lealdade dos funcionários na organização
• Manter os trabalhadores motivados e a competitividade global das organizações
• Criar um clima eticamente saudável para seus funcionários
QUADRO COMPARATIVO DE DEFINIÇÕES SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Conceito:
Análise do Grupo:
Robbins (2002:6): “comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.
O Autor define CO sendo um estudo de investigação ao comportamento de todo individuo grupo e a estrutura em prol da melhoria da eficácia.
Casado (2007:214): “comportamento organizacional é o conjunto de conhecimentos sobre o homem e sua interação com as demais pessoas, com seu trabalho e com outros aspectos da vida organizacional, que ajudam no entendimento das questões humanas e que concorrem para o atendimento dos objetivos organizacionais e para o desenvolvimento pleno do potencial humano”.
A autora define CO sendo um conjunto de conhecimentos sobre os indivíduos e suas ações, utilizado como ajuda ao entendimento e ao potencial humano.
Fonte: Crédito dos autores
QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS
SISTEMAS ABERTOS
SISTEMAS FECHADOS
São sistemas que trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente.
São sistemas que não recebem influência do ambiente e não influenciam o ambiente.
Fonte: Teoria de Ludwing Von Bertalanffy
Fonte: (CHIAVENATO p.552)
MODELO GENÉRICO DE SISTEMAS ABERTOS
CAPÍTULO 2
O EFEITO DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES
OBS: Está definindo o CO e na etapa pede descrever o efeito da inovação a partir da pesquisa com as 20 pessoas e depois considerar as informações sobre inovação tecnológica.
A denifição do CO foi feita pela Tha na etapa 1.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional
...