Comportamento Organizacional
Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bethsniffe • 26/8/2013 • 3.307 Palavras (14 Páginas) • 258 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada – ATPS
Disciplina: Comportamento Organizacional
Profª Mª Cristiane Vinholi de Brito
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Introdução
O conceito de comportamento organizacional de acordo com o PLT e consultando site referente ao assunto em comparação com a definição dos autores Robert P. Vecchio e Wagner, que mostram a relevância dos seres humanos na atuação da organização para que ela se torne eficiente e eficaz. E através dessas definições podemos concluir se uma determinada organização esta desempenhada seu papel com sucesso ou se a algo que deve ser transformado.
Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para alcançar determinado objetivo. Fazer a coisa certa é de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz. É necessário que p administrador conheça profundamente os melhores métodos de produção a população esta precisando de pessoas competentes, naquilo que é essencial para que se produza com eficiência e eficácia.
O administrador deve estar preparado para: ”Quem” é o publico alvo. O que as mensagens estão querendo passar. “Quando” o tempo de entrega para cada mensagem. Porque quem irá determinar como vai ser escolhida e quem chegara à informação. Tendo alguns desses requisitos e uma analise da situação, orientação, estratégica, criatividade, preparação de orçamentos, testes finais e avaliação de resultados, administração acontecerá de maneira fácil e racional.
Assim o administrador e sua equipe realizarão um bom projeto e alcançar bons resultados.
Capitulo 1
Administrar uma empresa, nos dias de hoje, vai além das suas funções básicas como: planejar, organizar e controlar.
A empresa é muito mais do que sua estrutura física. E das suas políticas de conduta.
A empresa ou organização possuem funcionários, pessoas que trazem consigo: valores, culturas, personalidade, situações do meio em vivi diferentes um do outro.
Por isso a importância de um estudo próprio voltado para esta área, considerando meio ambiente, tecnologia, causas e efeitos.
O Gerente tem nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, importantes ferramentas diante das dificuldades geradas pela diversidade, globalização e continuas mudanças em vários seguimentos da sociedade.
O comportamento do individuo tem um impacto muito importante no desenvolvimento da empresa, o funcionário é o cartão de visita da organização desde o recepcionista até o gerente da empresa. Pois como reza o ditado popular “a primeira impressão é a que fica”. Um Exemplo: Você vai a uma loja de sapatos muito conceituada, ao pedir que o atendente pegue um par de sapatos que esta colocada estrategicamente na vitrine, este te responde é muito caro. (por não querer ter o trabalho de para pega-lo) Ora com esta resposta Ele esta deduzindo que você não pode comprá-lo, e este comportamento vai ao mínimo te constranger, daí ou você vai reclamar para a gerência, ou não volta mais á loja.
O Comportamento Organizacional preocupa-se justamente com o estudo do comportamento dos indivíduos, das atitudes dos sentimentos, e do desempenho dos seus trabalhadores em um ambiente organizacional.
O estudo do comportamento Organizacional deixa claro que a empresa precisa tomar consciência da importância do individuo e reformular seu sistema tornando o bem estar do funcionário tão importante quanto a sua produtividade.
“Em geral, nós podemos dizer que a teoria administrativa pode basicamente salientar dois produtos, duas consequências: uma é a produtividade econômica , a qualidade dos produtos, o lucro, etc. ; é o produto humano, isto é, a saúde psicológica dos trabalhadores, seu movimento em direção á auto atualização, seu crescimento em segurança, pertencimento, lealdade, habilidade para amar, auto respeito, etc.”
Abraham Maslow
“O comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.”
John Ivancevich
Nos Textos acima Os dois autores Abraham Maslow e Jonh Ivancevich, falam da importância do individuo para uma organização.
Se o funcionário é bem preparado, bem remunerado, esta feliz no ambiente de trabalho, ele vai produzir mais e melhor; nos seres humanos precisamos de elogios, de um “parabéns” pelo serviço bem feito, ficamos mais entusiasmado e vamos procurar sempre fazer o melhor.
Infelizmente há organizações que não dão a mínima importância e este estudo e não o agrega á sua gestão, e não conseguem olhar o funcionário como “colaborador” não os estimula e até usam palavreados de baixo calão, não sabem nem fazer um feedback , mas querem produção.
As empresas que adotam este estudo do comportamento organizacional, na sua gestão sistêmica, progridem, todos falam a mesma língua e dividem o mesmo bem-estar e o mesmo sucesso profissional.
As Organizações são sistemas que não podem ser compreendidas isoladamente, pois há inter-relações entre diversas variáveis que afetam o seu comportamento.
Quanto á sua natureza os Sistemas podem ser: Abertos e Fechados.
* Sistema Fechado: As organizações não recebem nenhuma influencia, ou influenciam o meio que
...