Comportamento Organizacional
Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ale9574 • 27/8/2013 • 930 Palavras (4 Páginas) • 380 Visualizações
Frederik Perls.
Psicologia da Gestalt
Perls conceituou que o individuo torna-se o que ele é de acordo com sua predisposição interior a ser o que ele é no momento, critica muito a teoria da psicanálise em relação ele afirma que a conjuntura ideológica da agressão e do sadismo está localizada na fase oral, pois ele acreditava que tal conjuntura estava localizada na fase anal do desenvolvimento infantil. Gestalt não considera o comportamento da pessoa isoladamente e sim procura explorar a situação em que se deu, sua importância e significado naquele momento e situação. Considera o homem como um ser em relação, seu organismo é um sistema em equilíbrio, ou em constante busca de equilíbrio e auto-regulação em sua relação com o meio. O terapeuta gestáltico é especialmente atento à forma como se expressa o cliente, não só em termos de verbalização, mas também em termos de linguagem gestual, corporal. motora. Perls mostra que a agressividade também desempenha um papel construtivo na maneira como a pessoa se relaciona com o mundo e consigo mesma. Perls dizia que o equilíbrio é essencial no auto-apoio e na auto-regulação. Uma das proposições básicas da teoria da Gestalt é que todo organismo possui a capacidade de realizar um equilíbrio ótimo consigo e com seu meio, a teoria da Gestalt ofereceu algumas sugestões a respeito dos modos pelos quais os organismos se adaptam para alcançar sua organização e equilíbrio ótimos. E um aspecto desta adaptação envolve a forma pela qual um organismo torna suas percepções significativas, a maneira pela qual distingue figura do fundo.Para ele a percepção adapta-se à necessidade, capacitando-nos a satisfazer nossas necessidades.
Existencialismo e Feno
Indivíduos auto-apoiados e auto-regulados se caracterizam pelo livre fluir e pelo delineamento claro da formação da definição de sentido nas expressões de suas necessidades de contato.Tais indivíduos reconhecem sua própria capacidade de escolher os meios de satisfazer necessidades à medida que estas emerge, insistia que algum individuo, somente pode ser compreendido através da descrição realizada de maneira direta pela sua própria pessoa, ou seja, um homem só pode ser compreendido se for interpretado por si mesmo. Tal teoria ofereceu uma visão ampla a respeito de diversos campos sociais, de modo que busca uma compreensão cada vez mais adequada das inúmeras relações entre o homem, o planeta, os objetos e a natureza como se tudo fosse parte de um único jogo. Perls definiu a atividade psicológica humana simplesmente como uma determinada atividade realizada por uma pessoa completa, a qual é desenvolvida mediante um desgaste bem menos de energia do que a gasta no empenho da atividade física. Para o referido pensador, pensar é menos cansativo do que correr. O terapeuta faz com que o seu paciente compreenda a si e se conscientize descobrindo assim seus pontos fortes e os seus pontos fracos, a partir daí o seu bem-estar podem ser garantidos, inclusive o seu crescimento espiritual e psicológico.
Algumas frases de Frederik Perls.
“O organismo age e reage a seu meio com maior ou menos intensidade; a medida que diminui a intensidade, o comportamento físico se transforma em comportamento mental. Quando a intensidade aumenta, o comportamento mental torna-se comportamento físico” (Perls, 1973, p. 28 na Ed. Brás.).
"Eu faço as minhas coisas e você faz as suas.
Eu não estou neste mundo para satisfazer as suas expectativas.
E você não está neste mundo para satisfazer as minhas.
Você é você, e eu sou eu.
E, se por acaso, nós nos encontrarmos, será ótimo.
Se não, nada se pode fazer."
Consentir a própria morte e renascer não é fácil.
Nossa energia de vida vai apenas para as partes da personalidade com as quais nos identificamos.
...