Comportamento Organizacional
Tese: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: quick • 13/9/2013 • Tese • 1.557 Palavras (7 Páginas) • 307 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Logística
Atividade Avaliativa - ATPS
Comportamento Organizacional
Prof. EAD Ma. Yaeko Ozaki
Dino Guazzelli Filho – RA6377226358
Amanda Gardin de Oliveira – RA 6787382274
Daniele Ressureição Pinheiro – RA 6573300695
Edmilson do Carmo Basan – RA 6944444362
Gabriela de Souza Gabriel Pinheiro – RA 6506264658
SÃO BERNARDO DO CAMPO / SP
2013
Dino Guazzelli Filho – RA 6377226358
Amanda Gardin de Oliveira – RA 6787382274
Daniele Ressureição Pinheiro – RA 6573300965
Edmilson do Carmo Basan – RA 6944444362
Gabriela de Souza Gabriel Pinheiro – RA 6506264658
ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS
Prof. EAD Ma. Yaeko Ozaki
Nome do tutor presencial Cleita Carneiro de Souza
Professora tutora a distância: Josiane Fernanda Sartore
Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Comportamento Organizacional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
São Bernardo do Campo /SP
2013
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho relata porque estudar uma área tão complexa como o Comportamento Organizacional.
O Comportamento Organizacional e seus sistemas, suas inovações, e sua importância dentro das empresas, para um melhor convívio dos funcionários com seus conceitos e técnicas.
A relação entre comunicação e organização transmitem para cada pessoa ideias, sentimentos, com objetivo de ser compreendidos, aperfeiçoando um bom andar dos negócios, independente de suas crenças, personalidade, cultura, valores e costumes.
Pesquisas de campo com diversas pessoas de áreas distintas foram feitas para abranger e ampliar os conhecimentos de inovação.
Para nascer um time de vencedores é necessário um excelente líder, união, cooperação, envolvimento, companheirismo e comprometimento.
Relatam-se os conceitos de eficiência e eficácia, o qual está ligado aos meios e fins de resultado de satisfação ao cliente.
Cada etapa contribui para que possamos compreender a área do comportamento no todo e nas organizações em particular.
CAPÍTULO 1
COMPREENSÃO DO TEMA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional é o estudo da analise das pessoas e do grupo de pessoas de forma sistemática, ordenada e que busca os impactos em uma Organização. Engloba neste conceito técnicas de psicologia, sociologia, administração, dentre outras.
É segmentada em algumas características: Importância das Organizações no Mundo Moderno, o próprio conceito de CO, Propósitos e Variáveis.
Comportamento Organizacional está diretamente vinculado ao impacto dos indivíduos e de um grupo de indivíduos no ambiente corporativo, através de indicadores e estudos. Desta forma preenche os “gaps” empresariais para o desenvolvimento e bom andar dos negócios.
Há certas coincidências na visão de outros autores, enfatizam que o indicador deve ser usado para medir a eficácia dos executivos, já que os mesmos dispõem de oportunidades e desafios que trarão os resultados, analise de ganhos e perdas, e com isso englobando o comportamento organizacional.
Quadro Comparativo = Sistemas Abertos e Fechados
Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos relacionados com objetivos comuns que interagem formando um todo.
Sistemas ABERTOS: São formados pela interação da organização com o meio ambiente. A organização neste tipo de sistema se adapta conforme o ambiente externo.
Sendo assim, essa interação pode ser negativa ou positiva, já que sofrem influencia externa, tais como, disponibilidade de matéria-prima, concorrência, mudanças tecnológicas, dentre outras.
Sistemas FECHADOS: São considerados autossuficientes, de modo que não interagem com o meio ambiente. São sistemas considerados conceituais por serem raríssimos.
Autor Aberto (Meio Ambiente) Fechado (Não Meio Ambiente)
Bertalanffy Fluxo de Entrada e Saída. Ex.: Organismos Vivos Não possui Entrada e Saída. Ex.: Universo
Capra Troca de Energia e Matéria com ambiente. Não precisa interagir com o ambiente. Ex.: Relógio
Mariotti Dependência entre sistema e ambiente. Sem entrada e saída para ambiente.
Morin Fonte de energia e material com mundo exterior. Não há fonte. Ex.: Pedra.
Santaella e Vieira Troca informação e matéria com ambiente. Não há troca.
Vasconcellos Chama (Input de energia) Termostato (Sem input de matéria, com input energia)
CAPÍTULO 2
VELOCIDADE E EFEITOS DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES
Após realização de pesquisa de campo com 23 pessoas de distintas áreas, sobre o conceito de Inovação, abordou-se que 80% dos pesquisados acreditam e aceitam a Inovação, 10% acreditam, mas não aceitam a mudança, por estarem acostumados com uma
...