Comportamento Organizacional
Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andresavitorino • 13/9/2013 • 2.418 Palavras (10 Páginas) • 302 Visualizações
Atividade Prática Supervisionada
Polo: São Paulo (SP) – Pirituba
Curso: Recursos Humanos
Disciplina: Comportamento Organizacional
Tutor(a): Profª. Bruna Cristina de Sá
ANDRESA VITORINO SANTOS – RA: 6785393320
APARECIDA DO CARMO FERREIRA DA SILVA – RA: 6788427141
EDNA LUCIA E SILVA – RA: 6790431840
ELISÂNGELA PEREIRA REIS – RA: 6789349252
ROSA MARIA COSTA – RA: 6788427520
São Paulo / SP
14/04/2013
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento da expressão e da comunicação compa-tíveis com o exercício profissional envolvendo os processos de negociação e da comunicação interpessoais e intergrupais, buscando refletir criticamente sobre a esfera da produção, com-preendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento usando para tal a criatividade, a iniciativa, a determinação, uma vontade política e administra-tiva e a vontade de aprender enfrentando de forma aberta as mudanças tendo consciência da qualidade e das implicações éticas do exercício profissional.
Para o atingimento desse objetivo, procuramos em primeiro plano desenvolver o co-nhecimento e as bases de aplicação do comportamento organizacional, prosseguindo na se-quência com o estudo das condições e influências da inovação tecnológica dentro do ambiente da organização e seus efeitos para o mundo exterior e, as condições para o estabelecimento do trabalho em equipe procurando entender as diferentes formas de percepção do ser humano em cada indivíduo em particular, não deixando de lado o entendimento das diferentes mas não desconectadas ações envolvendo a eficiência e a eficácia.
CAPÍTULO 1
CONCEITOS
O Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos e dos grupos no ambiente das organizações (Karla Sampaio).
O Comportamento Organizacional é uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento humano compartilhando conceitos provenientes de várias outras ciências sociais (Geraldo R. Caravantes).
O Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional (Stephen P. Robbins).
A comparação entre os conceitos expostos nos leva a estabelecer que:
“O Comportamento Organizacional é uma ciência social que estuda sistematicamente o comportamento do indivíduo dentro das organizações, visando a presunção de seu compor-tamento futuro, no que se refere à eficácia organizacional”.
Comparação entre os sistemas fechado e aberto
Sistema fechado é aquele em que se analisa especificamente o lado interno da organi-zação sem verificar o ambiente em que se encontra.
Sistema aberto visa a análise da organização comparando sua situação interna com as variáveis provenientes de seu exterior.
SISTEMA FECHADO SISTEMA ABERTO
Ênfase na autoridade e responsabilidade Organização contínua onde o mais forte não é o dono burocrata
Disciplina Organização formal e funcional integradas para gerar eficiência
Unidade de comando Comando por níveis de responsabilidade
Unidade de direção Direção estratégica, com visão global que cuida dos objetivos organizacionais e metas; direção gerencial cuidando dos planos em nível intermediário e direção técnica opera-cional para execução dos planos
Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais Cruzamento dos interesses na medida da proporcionalidade, visando o sucesso da em-presa e a qualidade de vida individual
Remuneração do pessoal com planos de car-gos e salários para manter a ordem Recompensas materiais e sociais na medida das necessidades básicas como um mínimo para a motivação humana
Enfoque prescritivo e normativo Sistemas sociais cooperativos e sistemas de decisões
CAPÍTULO 2
Pesquisa sobre “Inovação Tecnológica”
Com o objetivo de descobrir o que as pessoas entendem como sendo conceitualmente “Inovação Tecnológica”, perguntamos a 20 (vinte) pessoas: “No seu entendimento, o que é Inovação Tecnológica”; “qual é o seu nome”; “qual é a sua idade”?
As pessoas arguidas a respeito são identificadas a seguir, pelo seu nome seguido da idade.
1 – É o que a gente percebe quando o que tem em casa já está ultrapassado. Augusto, 30.
2 – É a substituição do homem pela máquina. Jorge, 25.
3 – É quando nós vemos que o que o homem fazia manualmente na antiguidade, hoje pode ser feito por máquinas cada vez mais velozes. Adriana, 22.
4 – É a renovação das tecnologias a cada dia que se passa. Marina, 27.
5 – É a velocidade de produção traduzida em lucro para o dono da empresa. Fábio, 36.
6 – É a implantação de novos métodos produtivos que visam o aumento da eficiência dentro de um processo produtivo. Marcos, 52.
7 – É a modernização do produto ou do processo para atingir melhor qualidade. Cristi-ano, 57.
8 – É a criação de novos modelos de negócios através de novos modelos de processos com o objetivo de se atingir novos mercados. Roberto, 55.
9
...