Comportamento Organizacional
Artigos Científicos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JapaGirl • 16/9/2013 • 1.782 Palavras (8 Páginas) • 266 Visualizações
Comportamento Organizacional
O que vem a ser comportamento organizacional?
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Robbins, em um livro específico de comportamento organizacional, ele define como um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. No livro Comportamento Organizacional, John Wagner e John Hollenbeck dizem que é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.
Visão sistêmica
Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.
A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas.
Visão sistemática é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo.
SISTEMA ABERTO - ORGÂNICO SISTEMA FECHADO – MECÂNICO
Holístico Mecanicista
Voltado para fora Voltado para dentro
Diz respeito a eficácia Diz respeito a eficiência
Interação com o meio ambiente Obedece às leis da física
Inter-relação entre subsistemas
Homeostase Entropia - desintegração
Integração Desagregação
A Inovação e as organizações / Mudanças
Hoje em dia, muito se ouve falar em inovação. Mas qual será o conceito do homem diante desse termo?
Para uma pessoa de 57 anos inovação é sinônimo de fazer algo diferente, criar algo talvez inédito, sair da rotina. Essa pessoa acredita que a inovação, a busca pelo novo, pode gerar grande recompensa para o autor da idéia (empreendedor). Já para um indivíduo de 20 anos, inovar traz a idéia de transformação do velho em algo novo, que traga melhorias, seja diferente, traga avanço tecnológico. Ele acredita que a inovação é conseguida através da idéia de mudança, melhoria.
Mudanças sempre estiveram presentes, mas de tempos pra cá, elas têm operado em uma velocidade muito acelerada, e as organizações têm se visto obrigadas às adaptações. Essas adaptações geram incertezas e aí é necessário o desenvolvimento de sistemas cada vez mais aperfeiçoados de planejamento que permitam agir no hoje baseando-se no amanhã, e que também permitam, sempre, a correção de diferenças entre o planejado e a situação real.
O grande diferencial das organizações que incorporaram a inovação é a maior compreensão e aceitação do relacionamento com o meio ambiente do qual fazem parte, assumindo assim o papel de sistema aberto. Isso tem evitado que empresas morram por estabelecerem o foco na atividade econômica de produzir bens e serviços, esquecendo-se que a principal preocupação deveria estar nos indivíduos que as formam.
As inovações têm afetado as organizações de forma a correr maiores perigos, terem maiores oportunidades, novos mercados, aumento da participação feminina na mão-de-obra, aumento do número e da importância dos trabalhadores do conhecimento, entre outras conseqüências.
O que temos presenciado é o surgimento de um novo sistema organizacional, que corresponde à nova busca ambiental e novos conceitos visados pelo homem atual, e esse novo sistema permitirá que o indivíduo não esteja aprisionado, mas sim liberto e independente diante de uma organização que está em constante mudança.
Atualmente, o “novo administrador”, o administrador de visão, reorganiza as estruturas, movimenta, fazendo com que a rigidez e inflexibilidade não operem e levem à morte. A organização inovadora se dispõe a mudanças para melhor adaptação às necessidades e alterações do ambiente.
O fato é que, as inovações estão cada dia mais presentes em nossas vidas, e é um grande desafio incorporá-las às organizações
Personalidade
Vamos abortar um tema que tem um enorme potencial de influência dentro das organizações.
Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de agir, sentir e pensar, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. Para um estudo melhor dessas características foram criadas quatro teorias.
Teorias da Personalidade
Teoria dos Traços: princípio de que para entender o indivíduo é preciso segmentar os padrões do comportamento de uma série de traços Extroversão: Pessoa gregária, assertiva e sociável
Agradabilidade: Pessoa cooperativa, agradável, não fria
Consciência: Pessoa trabalhadora, organizada, confiável
Estabilidade emocional: Pessoa calma, autoconfiante
Abertura à experiência: Pessoa criativa, curiosa, culta
Teoria Psicodinâmica: baseada no trabalho de Freud. Enfatiza o inconsciente humano como determinante do comportamento Id: Elemento mais primitivo, fonte de instintos e impulsos, opera sem censura.
Ego: intermediação entre id e superego. Busca certos ajustes, leva o indivíduo a criar mecanismos de defesa, entre eles a negação da realidade é o mais comum.
Superego: Equivale à consciência e contém os valores e ditames que devemos ou não devemos fazer.
Teoria Humanista: defende que todos os homens possuem um impulso interno (drive) voltado para sua auto-atualização, “em tornar-se tudo aquilo que eles têm condições de vir a ser”.
Abordagem Integrativa: foca, simultaneamente, na pessoa como um todo e nas variáveis situacionais, e a essa combinação atribui as causas do comportamento dos indivíduos.
Motivação
É um
...