Comportamento Organizacional
Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: baiscra • 17/9/2013 • 1.887 Palavras (8 Páginas) • 366 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4
2.1. QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS: 5
3. CONCEITO DE INOVAÇÃO 5
3.1. RESUMO DE RESULTADOS: 6
4. INOVAÇÃO NO BRASIL 7
5. TRABALHO EM EQUIPE 8
6. COMUNICAÇÃO E PERCEPÇÃO 9
6.1. Definição de Percepção: 9
6.2. Definição de Comunicação: 9
6.3. Percepção e Comunicação relacionados com a administração: 9
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. INTRODUÇÃO
Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Os líderes têm, nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.
Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.
2. DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. As principais variáveis são: Estrutura, clima, cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais.
Segundo Andrew J. Dubrin comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.
Na visão de Idalberto Chiavenato, o Comportamento Organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.
Comparando os argumentos dos autores acima podemos dizer que as definições são idênticas, sendo cada qual em sua linguagem.
2.1. QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS:
SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
Estrutura organizacional
Títulos e descrições de cargos
Objetivos e estratégias
Tecnologia e práticas operacionais
Políticas e diretrizes de pessoal
Métodos e procedimentos
Medidas de produtividade física e financeira Padrões de influenciação e de poder
Percepções e atitudes das pessoas
Sentimentos e normas de grupos
Valores e expectativas.
Padrões de interação informais
Normas grupais
Relações afetivas
Componentes visíveis e publicamente observáveis, orientados para aspectos operacionais e de tarefas.
Componentes invisíveis e ocultos, afetivos e emocionais, orientados para aspectos sociais e psicológicos.
FONTE: Estudo sobre abordagem sistêmica da FACCAMP – FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA.
3. CONCEITO DE INOVAÇÃO
Após realizarmos pesquisa de campo chegamos as seguintes considerações:
67% dos entrevistados acreditam que inovar é bom e necessário, que a inovação é capaz de agregar valor aos produtos e serviços de uma empresa assim a tornando mais competitiva no mercado.
26% dos entrevistados dizem que não devem existir mudanças drásticas, pois o esforço exigido para introduzir um produto ou serviço muito “mudado” em relação ao recorrente torna a empresa menos competitiva.
7% já dizem que não são adeptos à mudança alguma quando o modelo de trabalho esta sendo lucrativo e atendendo às perspectivas de mercado.
3.1. RESUMO DE RESULTADOS:
Com tudo podemos dizer que os efeitos da inovação nas organizações tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa, diferenciando-a, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo. Ela é ainda mais importante em mercados commoditizados. Ou seja, com alto nível de competição e cujos produtos são praticamente equivalentes entre os ofertantes. Aqueles que inovam neste contexto, seja de forma incremental ou radical, de produto, processo
...