Comportamento organizacional
Tese: Comportamento organizacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicars19 • 3/11/2013 • Tese • 1.538 Palavras (7 Páginas) • 305 Visualizações
Introdução
O conhecimento é um diferencial que se deve destacar em cada empresa, por isso, deve se valer para buscar sua permanência e evolução dentro do mercado. A eficiência, eficácia e o comportamento organizacional devem ser compreendidos, trabalhados e estimulados. A eficiência é a capacidade de efetuar um serviço e/ou produto de qualidade no menor tempo e custo, a ela está ligado o desempenho. Eficácia é fazer o que é necessário para alcançar o objetivo que dentro da organização, é o produto que gerará o lucro. Para utilizar estas duas ferramentas é necessário que a empresa tenha o domínio sobre o comportamento organizacional, que são as formas que as pessoas se conhecem e trocam seus conhecimentos se valendo deste instrumento para aliar-se com a cultura da empresa, contribuindo assim para a excelência do produto ou serviço.
No decorrer do trabalho serão abordados os aspectos que contribuem para o desenvolvimento de cada instituição que visa produzir um produto/serviço que satisfaça as necessidades do seu cliente.
Capitulo 1
Comportamento Organizacional
Organização é formada por pessoas que pensam, planejam e executam; por processos de entrada/transformação e saídas; é composta por pessoas em busca de um objetivo, formando uma estrutura que utiliza de tecnologia disponível e reagem ao meio ambiente que pode ser interno ou externo. O comportamento organizacional trabalha para interpretar essa relação pessoas x processos, visando garantir a efetividade e fluidez desta relação. É o modo de como certo grupo de indivíduos que compartilham interesses mútuos agem para atender as demandas da sociedade. Podendo ser entendido também como as reações e interações que um grupo de pessoas reage diante de uma organização.
Ana Cristina Limongi-França, no seu livro Comportamento organizacional- Conceitos e praticas, define como um estudo do conjunto de ações, atitudes e expectativas humanas dentro do ambiente de trabalho. Refere-se à questões Psicológicas, Sociais, Biológicas e Organizacionais, nos níveis pessoal, grupal e institucional. Que pode ter a presença de uma cultura e um espaço social com fins solidários. A autora fica no aspecto psicológico da organização.
Robert P. Vecchio, no livro Comportamento Organizacional- Conceitos básicos: é o estudo sistemático dos comportamentos/atitudes de indivíduos ou grupos que formam as organizações. Robert, foca na influencia do comportamento dentro da organização.
Quadro comparativo
Autor Sistema aberto Sistema fechado Fonte de pesquisa
Kleber Nascimento O sistema aberto precisa constante e apurada informação do ambiente, não só quanto à natureza desse meio quanto também à qualidade e quantidade dos insumos disponíveis e principalmente quanto à eficácia ou adequação dos produtos ou respostas da organização ao ambiente.
Um sistema organizacional rígido e fechado não poderá sobreviver na medida em que não conseguir responder eficazmente as mudanças contínuas e rápidas, o sistema fechado tente a se concentrar em regras de funcionamento interno, a reverenciado controle como critério primeiro da viabilidade organizacional e, por conseguinte, na ênfase em procedimentos e não em programas.
Luis Cesar G. de Araújo
Organização sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional
Volume 1
Editora Atlas
Allan watts Sistema aberto é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, Inter atuantes ou interdependentes, dotada de um objetivo. São a tendência da entropia que tem os organismos, quaisquer que sejam no sentido da desagregação. Os sistemas físicos, fechado estão sujeitos à força da entropia, que aumenta até que, em determinado momento, o sistema inteiro pare. Geraldo R. Caravantes, Mônica C. Kloecckner e Cláudia B. Caravantes.
Comportamento Organizacional e Comunicação
Editora AGE
Capitulo 2
Pesquisa sobre conceito de inovação realizada com vinte pessoas:
Sonia, 30 anos: inovação é o desenvolvimento de um novo método organizacional, visando satisfação no trabalho.
Lucas, 22 anos: inovação é a capacidade de desenvolver ou fazer algo novo.
Carlos, 46 anos: inovação é o ato de criar, renovar, manter-se a frente da concorrência.
Roberto 42 anos: inovação é transformar conhecimento em dinheiro.
João, 60 anos: Inovação é um produto que se destaque em relação ao concorrente e que seja de qualidade.
Edson Luis, 40 anos: Inovação é um serviço que atende as necessidades dos clientes.
Mairon, 36 anos: Inovação é procurar oferecer um serviço que seja pioneiro em sua cidade.
Vagner, 25 anos: Inovação é atender á públicos de toda faixa etária.
Giovane, 42 anos: Inovação é desenvolver um novo modo de expandir os recursos da organização.
Dirceu, 43 anos: Inovação é causar impacto positivo atingindo sucesso financeiro.
Ana Paula, 38 anos: Inovação é fazer algo diferente que venha atrair o interesse dos clientes.
Bruno, 25 anos: Inovação é criar uma coisa nova que gere dinheiro.
Maria Laura, 46 anos: Inovação é ter agilidade na criação ou aproveitamento dos produtos, de modo a angariar lucros e principalmente interesse dos clientes.
Arthur, 22 anos: Inovação é utilizar os métodos já existentes para trazer lucro para organização.
Manuel, 50 anos: Inovação é não ter medo de arriscar em novos empreendimentos.
Euclides, 32 anos: Inovação é introduzir no mercado produtos que não existam, com a finalidade de atingir lucro.
Ronaldo Junior, 17 anos: Inovação é ter novas ideias.
...