Comportamento organizacional
Seminário: Comportamento organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Th_Sgb • 31/3/2014 • Seminário • 303 Palavras (2 Páginas) • 351 Visualizações
O Comportamento Organizacional nada mais é do que conhecer a fundo as necessidades dos indivíduos que interferem na organização, bem como conhecer seus processos e atividades de forma detalhada, para garantir de fato a efetividade da organização.
O estudo em Comportamento Organizacional abrange os recursos humanos, que devem ser motivados e bem-geridos, além de elementos como propósitos, estrutura e tecnologia, que em meio aos processos completam a organização. São estas relações que podem garantir o sucesso da empresa.
Como você pôde verificar, as organizações são formadas por pessoas que nelas trabalham; por isso, estudar tudo aquilo que motiva os indivíduos, além, é claro, do relacionamento da empresa com o funcionário e o ambiente em que ela está inserida, é de extrema importância para a eficiência da organização. Conhecer a cultura da empresa, as percepções, os sentimentos e as ações dos trabalhadores traz para a empresa o controle dos processos, funcionários mais satisfeitos e visibilidade institucional.
As relações de trabalho também se baseiam nas relações de troca e/ou de dependência entre pessoas e processos. E a forma como essas relações ocorrem pode garantir, ou não, a estabilidade de uma organização no mercado.
Os autores Sorge e Warner (2002 apud CARAVANTES; CARAVANTES; KLOECKNER, 2008, p. 28) vinculam comportamento organizacional ao “estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento de grupos e indivíduos dentro delas”. Para tanto, indicam a existência de dois elementos essenciais para os estudos em Comportamento Organizacional, são eles:
1. A pesquisa, pois os estudos em Comportamento Organizacional exigem investigação constante.
2. A interdisciplinaridade, pois Comportamento Organizacional é uma área de conhecimento proveniente de muitas disciplinas das Ciências Comportamentais que, apesar de recentes em relação às Ciências Biológicas e Físicas, contribuem essencialmente para a análise do comportamento do indivíduo, do grupo e das organizações de forma geral.
...