TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Projeto de pesquisa: Comportamento organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.445 Palavras (22 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 22

a – 1: Comportamento Organizacional

Comportamento organizacional, nada mais é que um estudo sistemático de um comportamento humano, focando em aumentar a produtividade e reduzir faltas e trocas de funcionários. Através disso, deve-se ajudar os funcionários a alcançar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, criar um clima ético, saudável para que esses funcionários possam realizar seus trabalhos com produtividade e com menos ausência no ambiente de trabalho. Deve-se entender o porquê do tal comportamento, analisando as ações e atitudes dos indivíduos.

Visão sistêmica relacionado a uma empresa é quando conseguem ver, compreender a empresa como um todo, em todas as suas partes, interna e externa. Por ser um sistema integrado, um desempenho de um funcionário pode afetar não apenas a própria organização, mas todas as suas partes interessadas.

Devido a isso são utilizadas as mudanças, que devem ser feitas baseadas no comportamento do funcionário e na visão sistêmica, ou seja, no que o comportamento do mesmo está afetando, consequentemente realizar mudanças de forma que agrade a todos, e que tenha recompensas, pois por se tratar de trabalhadores, as mudanças não serão fáceis, muito menos sem recompensas.

Segundo Mario Persona, os líderes que irão incentivar as mudanças devem manter um excelente relacionamento com as pessoas envolvidas, e principalmente servindo de exemplo, pois líderes que simplesmente mandam e esperam que os outros mudam, não terão sucesso nessa área.

As mudanças não são simples, é preciso identificar qual empresa atua, seu mercado, sua equipe, seus produtos e principalmente suas lideranças. Toda mudança requer cuidados, pois aquilo que possa parecer uma mudança de pouca importância, pode acarretar mudanças mais significativas no ambiente organizacional, e o primeiro passo na gestão de mudança é criar um senso de urgência, suas necessidades, seus benefícios, as expectativas e as vantagens que todos poderão vir a ter com ela.

Etapa 2 – Inovação e as Organizações.

Passo 1

Referente às questões comuns encontradas quando se fala em inovação, mudanças, temos as mais preocupantes por parte do empregador e colaborador.

1 - No que consiste o conceito de inovação? – Este conceito dita as “regras” por onde a empresa tende a caminhar para encontrar seu equilíbrio organizacional, onde se tem ambientes apropriados, pessoas com perfis semelhantes e apropriados para os objetivos comuns da empresa. A inovação remete a novas maneiras de gerenciamentos, novos procedimentos operacionais e administrativos, sendo eles para correção, aferição ou evolução do ambiente corporativo. A inovação acompanha tendências, culturas e até mesmo o modo com que a maioria se sente para executar tarefas e gerar mais produtividade por parte da equipe.

2 – Como a Personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos? – Normalmente coisas novas são absorvidas como tabus, nunca parecem ser positivas, ainda mais quando a maneira quando elas são transmitidas são mais enérgicas e objetivas. A personalidade do indivíduo que gera e discrimina a informação e as pessoas que recebem a mesma, podem interpreta-las de maneira bem diferentes, a variar conforme sua personalidade e ponto de vista. Pessoas pessimistas, grosseiras, fechadas que não gostam de muitas mudanças, normalmente recebem a informação com certa negatividade; para se implementar uma ideia neste ambiente, deve-se ter bastante paciência e persistência. Quando se tem pessoas de características abertas, recessivas, extrovertidas, positivas; estas informações trazem um aspecto de novos horizontes, possibilidade de crescimento e valorização.

3 – A motivação está atrelada aos traços de personalidade? – Normalmente sim, pois, pessoas negativas e impulsivas tendem a se desmotivarem fácil com mudanças, ainda mais se as mudanças não forem as esperadas ou se demorarem para aparecer. O contrário já acontece com pessoas otimistas e extrovertidas.

Passo 2

Entrevistar 20 pessoas de uma organização de diferentes funções aplicando as questões do passo 1.

1º) Wellington Camargo – Analista de crédito

1.No que consiste o conceito de Inovação?

R: Criar ou desenvolver um novo produto ou serviço, uma nova técnica, uma nova maneira de fazer algo, etc.

2.Como a personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos?

R: A personalidade é muito importante dentro deste processo, pessoas mais flexíveis, razoáveis e equilibradas tendem a aceitar mais facilmente novos conceitos.

3.A motivação está atrelada aos traços de personalidade?

R: Acredito que pessoas diligentes, ambiciosas (moderadamente) , positivas e com desejo de aprender, são por natureza mais motivadas.

2º) Bruno Rodrigues – Analista de tesouraria

1. No que consiste o conceito de Inovação?

R: Aprimorar processos tornando a empresa competitiva e atrativa.

2.Como a personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos?

R: O ser humano é resistente a mudanças, por isso, alguns processos levam mais tempo para serem implantados.

3.A motivação está atrelada aos traços de personalidade?

R: Sim, chefes amigos levam a funcionários eficientes.

3º) Fábio Souza – Consultor de Vendas

1.No que consiste o conceito de Inovação?

R: Inovação é buscar novas ideias para indeterminados fins. Inovar é fazer o novo de forma eficaz mesmo que já exista o velho.

2.Como a personalidade pode interferir no processo de implantação de novos conceitos?

R: Dentro de uma Cia existem vários tipos de personalidades, na qual muitas vezes não concordam entre si, e para que ocorra a implantação de novos conceitos, é preciso que todos estejam engajados e concordem que é preciso a mudança.

3.A motivação está atrelada aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com