Comportamento organizacional
Projeto de pesquisa: Comportamento organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 090982 • 2/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.375 Palavras (6 Páginas) • 179 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................4
2.1.1 Abordagem clássica, humanista e Comportamental...........................................4
2.1.2 Elementos de comunicação..........................................................................5
2.1.3 A Importância da comunicação eficaz na Administração....................................6
2.1.4 Conceito de trabalho...........................................................................................7
2.1.5 Limites na utilização de estratégias utilizadas para a conquista do público......8
3 CONCLUSÃO....................................................................................................6
REFERÊNCIAS....................................................................................................7
1
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho que estou desenvolvendo tem por objetivo aplicar e exercitar os conteúdos das matérias estudadas ao longo deste período abordando de forma simples e assimilada os diversos conceitos e temáticas exploradas durante esse segundo período de Administração de Empresas, para a realização do mesmo, teve como base em um texto, com uma narrativa em que o tema principal é a importância da comunicação com investidores realizados pela organização, Comportamento Organizacional, Homem, Cultura e Sociedade, Comunicação e Linguagem, Fundamentos e Teoria Organizacional. São as disciplinas estudadas durante esse semestre.
2 DESENVOLVIMENTO
Desenvolvo este trabalho pretendendo articular os conteúdos das disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.
2.1.1 Abordagem clássica, humanista e comportamental
No despontar do século XX, dois engenheiro desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da administração.um era americano Frederick Winslow Taylor, e desenvolveu a chamada Escola de Administração Científica,preocupada em aumentar a eficiência da industrial por meio da racionalização do trabalho operário,e outro era europeu Henry Fayol, desenvolveu a chamada teoria clássica,preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas.Com a abordagem Humanística, a teoria administrativa passa por uma revolução conceitual, a transferência da ênfase antes colocada na tarefa pela administração científica e na estrutura da organizacional pela teoria clássica, para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações. Essa abordagem faz com que a preocupação com máquinas e com método de trabalho e a preocupação organização formal e os princípios de administração cedam prioridade para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais.
A abordagem humanística ocorre com o aparecimento da teoria das relações humanas, nos Estados Unidos, a parti da década de 1930. Ela surgiu graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a psicologia e, em particular, a psicologia do trabalho.
A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração veio significar uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional. A Teoria Comportamental defendia a valorização do trabalhador em qualquer empreendimento baseado na cooperação, buscando um novo padrão de teoria e pesquisa administrativas. Foi bastante influenciado pelo desenvolvimento de estudos comportamentais em vários campos da ciência, como a antropologia, a psicologia e a sociologia. Adotando e adaptando para a administração conceitos originalmente
elaborados dentro dessas ciências, propunha-se fornecer uma visão mais ampla do que motiva as pessoas para agirem ou se comportarem do modo que o fazem, particularizando as situações específicas do indivíduo no trabalho
As principais diferenças entre as duas escolas são:
Enquanto Talyor tinha uma preocupação maior com o chão de fábrica, Fayol vê como um todo;Talyor fundou a administração científica e Fayol a administração clássica;Talyor tem a maior preocupação nas tarefas de produção e Fayol na estrutura da organização.
2.1.2 Elementos da comunicação
As variedades linguísticas: Saiba mais sobre os diferentes dialetos e registros, elementos que enriquecem a língua portuguesa.
Expressões de cortesia
Expressões de cortesia revelam atitudes educadas e gentis por parte do emissor, tanto em se tratando da fala, quanto da escrita.
Função conativa
Quer aprender mais sobre os elementos da comunicação? Entenda o que é a função conativa da linguagem.
Função Emotiva
Elementos da comunicação: Conheça a função emotiva, uma das seis funções da linguagem.
Função Fática
Elementos da comunicação: Aprenda sobre a função fática, importante elemento presente nas funções da linguagem.
Função Metalinguística
Elementos da comunicação: Saiba mais sobre as marcas linguísticas da função metalinguística da linguagem.
Função Poética
Função poética da linguagem: Saiba mais sobre esse elemento da comunicação!
Função referencial Elementos da comunicação: Saiba mais sobre a função referencial da linguagem. Funções da linguagem Conheça um pouco mais sobre as características
...