Conceitos Em Sustentabilidade
Trabalho Escolar: Conceitos Em Sustentabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: torrones • 26/5/2014 • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 258 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
No âmbito empresarial, a vários problemas econômicos, alguns deles estão relacionados ao meio ambiente e problemas sociais. Para estes problemas serem sanados á uma grande quantia de soluções a serem tomadas, só que uma boa parte das empresas vê estas soluções como perda de dinheiro, e estes motivos tem sua tendência, pela insuficiência de informações e a relutância de uma grande parte das empresas da cidade e do Brasil também. Será explanado, um contexto mais argumentativo, a forma como as empresas, que estão incluídas no programa de sustentabilidade empresarial exerce e informam a importância da implementação para as demais empresa em relação à sustentabilidade.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 FUNDAMENTAÇÕES TEORICA DE SUSTENTABILIDADE
Para iniciarmos, é necessário compreender o significado do termo sustentabilidade empresarial, no que diz respeito, é o conjunto e ações que a empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que a empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente ela deve adotar medidas, éticas e práticas que visam seu crescimento econômico, sem este método ela não consegue sobreviver, sem agredir o meio ambiente e colaborando para o crescimento e desenvolvimento da sociedade. Temos algumas empresas especifica nesta fundamentação, como por exemplo, empresas de agronegócios (Eduardo Delgado Assad / Susian Christian Martins / Hilton Silveira Pinto) os tres autores elaborarm um trabalho em conjunto que se chamacoleção de diretrizes para uma econimia verde no Brasil, falar sobre entidades sem fins lucrativas (Maria Cunha / Paulo Armando Olak e Diogo Toledo do Nascimento) e sobre órgãos públicos (Cris Lasz / Joao Salvador Furtado / Evandro Razzto)
Por dar respeito meio ambiente, a sustentabilidade empresarial consegue modificar de forma positiva a imagem de uma empresa perante aos seus consumidores. Com o grande aumento da degradação do meio ambiente, a grande maioria de clientes estão mudando sua visão para algo mais ecológico, tendo grande procura de empresas e seus produtos relacionado a sustentabilidade.
É importante ressaltar, que a sustentabilidade empresarial não pode ficar só no marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. Os métodos devem obter resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo. As empresas que adotam estas medidas conseguem algumas melhorias como: conseguem melhorar a imagem da empresa perante seus cliente e sociedade, economizam com redução de custo na produção, tendo exemplo como a reciclagem, reutilização de água, reaproveita das sobras de matéria prima e economia de energia elétrica.
Pratica de sustentabilidade empresarial
-Uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água.
-Uso racional da água e da energia elétrica.
- Reciclagem do lixo sólido.
- Reutilização de sobras de matéria-prima.
- Criação de projetos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente.
- Adoção de projetos que visem o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade em que a empresa está inserida.
- Uso de materiais recicláveis para a confecção de embalagens dos produtos.
- Uso de sacolas biodegradáveis (caso de supermercados, por exemplo).
- Uso de filtros que retém os poluentes emitidos em determinadas fases da produção industrial.
- Não descartar esgoto ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos.
- Não poluir o solo com produtos químicos ou qualquer outro material poluente.
- Não utilização, em hipótese alguma, de trabalho infantil, forçado ou escravo.
- Respeito total as leis ambientais do país.
- Não adotar práticas que visem tirar vantagens em concorrências públicas. A empresa sustentável não deve aderir, em hipótese alguma, à esquemas de corrupção. Vale lembrar que recursos públicos desviados por corruptos significam menos investimentos em áreas essenciais para a população (saúde, educação, transportes, lazer e etc.).
- Uso nos processos de produção, quando possível, de fontes de energia limpa e renovável.
- Não utilização de formas de discriminação (raça, cor, religião, opção sexual e etc.) nos processos de seleção de funcionários. Uso de formas justas, respeitando os princípios de igualdade de direitos no processo seletivo.
-
...