Conceitos de gerenciamento de conhecimento
Seminário: Conceitos de gerenciamento de conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: apbrocha • 17/3/2014 • Seminário • 598 Palavras (3 Páginas) • 469 Visualizações
Gestão Do Conhecimento Atps Etapa 1
|
Conceitos de Gestão do Conhecimento
Vários autores definem o que é conhecimento, todavia, todos chegam a um mesmo resultado a única diferença entre os mais variados autores, é que uns utilizam um palavreado diferenciado e/ou que poucas pessoas conhecem, para isso destacamos as seguintes definições:
Segundo Probst ET alli, 2002, cita que: “Conhecimento é o conjunto total incluindo cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas. Ele inclui tanto à teoria quanto a pratica as regras do dia-a-dia e as instruções sobre como agir. O conhecimento baseia-se em dados e informações, mas, ao contrário deles, está sempre ligado a pessoas”.
Segundo Cruz, 2002 cita que: “Conhecimento é o entendimento obtido por meio da inferência realizada no contato com dados e informações que traduzam a essência de qualquer elemento”.
O conhecimento é formado por duas bases aparentemente opostas, que são o conhecimento explicito e o conhecimento tácito.
O conhecimento explicito é aquele que a pessoa consegue expressar com facilidade, pois se trata de um conhecimento formal, ou seja, são números, dados, estatísticas, formulas cientificas
entre outros recursos. O conhecimento tácito é pessoal composto das ações e na experiência pessoal de cada individuo, consiste nas crenças, percepções, ideais, valores, e idéias individuais.
O objetivo maior da gestão do conhecimento é fazer com que todo o conhecimento produzido seja aplicado dentro da organização criando competências especificas e inovadoras a fim de que atenda as novas exigências de mercado.
Gestão do Conhecimento é o processo de organização de informações que tem o intuito de melhorar a competência de equipes de trabalho dentro de uma organização.
Tem como objetivo analisar e utilizar de maneira crítica e inteligente as informações disponíveis, melhorando o rendimento no resultado do trabalho, seja no âmbito profissional ou pessoal, preferencialmente em ambos.
Trata-se de atividades que desenvolvem e compartilham conhecimento e experiência dentro de uma organização. Esse compartilhamento tem como resultante maior eficiência, maior produtividade e maior lucro para uma empresa.
Gestão do Conhecimento nada mais é, portanto, que um sistema estruturado dentro de uma organização objetivando implantar processos de partilha e uso inteligente de informações e conhecimentos,
de maneira que essas informações e conhecimentos possam tornar a empresa mais competitiva. O conhecimento e experiência dos indivíduos que fazem parte de uma organização, dessa forma são amplamente valorizados e utilizados para o bem comum.
De acordo com Davenport & Prusak (2001): “somente nos últimos anos as organizações passaram a valorizar a experiência e conhecimento de seus colaboradores.”.
Já Pozo (2002), ressalta que: “devido à constante exigência por novos conhecimentos e práticas, existe hoje uma deterioração da aprendizagem, ou seja, atualmente exigem-se constantemente novas aprendizagens e revitalização de conhecimentos,
...