Conceitos e formas de investimento. Importância dos investimentos para organizações
Projeto de pesquisa: Conceitos e formas de investimento. Importância dos investimentos para organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: damiao307 • 2/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.618 Palavras (7 Páginas) • 413 Visualizações
1.1 PASSO 1 - Resumo: Conceitos e formas de investimentos. A importância do investimento para as organizações
Investimento em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis em tempo presente, para criar recursos em tempo futuro, por exemplo: abrir uma empresa, você terá o investimento inicial, haverá o tempo de recuperação do mesmo e após essa será possível recuperar o capital investido e obter lucro, ou comprar um imóvel, você terá o desembolso inicial para aquisição, haverá o tempo de recuperação e depois haverá a valorização e a recuperação do valor investido, ou seja, investimento é uma ação que indique a renuncia de recursos no presente na expectativa de recuperá-los no futuro.
Formas de Investimento:
Investimentos Públicos: São recursos disponibilizados pelo governo ou entidades publicas a fim de gerar bem-estar social, esses por sua vez não tem objetivo de gerar retornos monetários, mas retornos sociais exemplos: escolas, postos de saúde, etc.
Investimentos Privados: São recursos disponibilizados por pessoas físicas de direito privado ou pessoas jurídicas, a fim de gerar retorno financeiro aos investidores, esses são os maiores geradores de empregos e tributos em qualquer município, cidade ou pais, exemplo: Empresas, lojas, shopping Center, etc.
Investimentos Mistos: São recursos disponibilizados tanto pelo governo quanto por empresas ou pessoas físicas, esse tem por objetivo tanto gerar bem-estar para a sociedade, quanto gerar retorno aos investidores, um belo exemplo a Petrobras.
Em uma organização, os investimentos tem papel fundamental para à sua sobrevivência à longo prazo, pois esta condicionada ao volume de investimentos realizados por ela, dois aspectos chamam à atenção:
Expansão das organizações: Toda organização principalmente as privadas, tem o objetivo de crescer e expandir seu mercado, pois assim poderá gerar retorno à seu investidor.
Reposição do Capital: É o fluxo de investimento mínimo para repor o desgaste e a obsolescência de suas maquinas, pois caso essa não seja feita a empresa utilizará maquinas e equipamentos desgastados o que impactara na qualidade de seus produtos e serviços, assim seu preço final será superior ao de seus concorrentes, em virtude de utilizar maquinas ultrapassadas.
A analise de cada investimento é essencial para o sucesso do mesmo, pois o administrador deve fazê-la de forma racional a fim tomar a melhor decisão na escolha de onde investir, o que influenciará diretamente a decisão a econômica, financeira e de meio empresarial.
As organizações no atual cenário econômico, estudam vários tipos de investimentos sempre visando um ganho com rentabilidade satisfatória. O profissional responsável por orientar uma organização de onde a mesma irá aplicar seu recurso disponível, necessita conhecer vários ambientes, pois o mercado não aceita falhas.
No Brasil as principais aplicações praticadas no mercado são:
• CDB
• Caderneta de poupança
• Debêntures
• Ações de empresas
• Fundos de Investimentos
• Títulos públicos
Cada modalidade apresentada acima é classificada de acordo com seu risco e natureza, estes podem ser de Renda fixa, ou seja, para estes não há perda do montante investido inicialmente, os juros nem sempre são fixos, podendo ser pré ou pós-fixados. Renda variável para estes pode haver perda do montante aplicado inicialmente, um bom exemplo seria aplicar em bolsa de valores.
1.1.2 PASSO 3 – Analise de Investimento em Administração de condomínios.
Administração de condomínios é um negócio que está relacionado à conveniência, comodidade e bem-estar. Com a crescente urbanização do Brasil, viver em condomínios horizontais e verticais passou a ser uma tendência natural para otimizar os espaços da malha urbana.
Tornou-se complexo administrar esses condomínios e a amplitude de problemas que fazem parte da sua rotina diária. A terceirização desses serviços passou a ser uma realidade para minimizar a quantidade de problemas de ordem legal, contábil e fiscal, o que exige maior profissionalização e melhoria na qualidade dos serviços prestados à comunidade. Afinal, para uma parcela importante da população, o imóvel se constitui no patrimônio de maior valor. E tudo o que o condomínio fizer terá reflexo, direta ou indiretamente, na valorização ou não deste patrimônio.
Uma empresa de administração de condomínios pode se dedicar à administração de condomínios residenciais, comerciais ou industriais.
Serviços envolvidos:
- Administração;
- Contabilidade;
- Assessoria jurídica;
- Auditoria;
- Consultoria administrativa e financeira;
- Consultoria tributária, fiscal, trabalhista e contábil;
- Gestão de conflitos;
Serviços específicos:
- Constituição do condomínio – assembleias, atas, registros, etc;
- Elaboração de previsão orçamentária;
- Cobrança de valores mensais dos condôminos – fixos e extras;
- Emissão de boletos de cobrança para pagamento na rede bancária;
- Manutenção de cadastros dos condôminos;
- Demonstrativo de receitas e despesas de cada unidade do condomínio;
- Administração de pessoal - funcionários e prestadores de serviços;
- Assessoria para manutenção, reformas e serviços em geral;
- Controle de vencimento de seguros e renovações de apólices;
- Elaboração de relatórios de inadimplentes;
- Representação do condomínio perante órgãos da administração pública e outras instituições;
- Elaboração da contabilidade do condomínio;
...