Conceituação e Grupo de contas de Ativo e Passivo
Seminário: Conceituação e Grupo de contas de Ativo e Passivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BONI • 11/10/2013 • Seminário • 289 Palavras (2 Páginas) • 441 Visualizações
Conceituação e Grupo de contas de Ativo e Passivo
Apesar de ser definido de várias maneiras, tradicionalmente o ativo é definido como conjunto de bens e direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos, e o passivo como as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
. Os itens que compõe grupo de contas do Ativo são organizados de acordo com a rapidez que os mesmos podem ser convertidos em dinheiro, são eles:
• Ativo circulante: São os itens transformados em dinheiro a curto prazo, temos como exemplo os investimentos temporários, contas a receber e estoques.
Realizável a longo prazo: São os que se transformaram em dinheiro mais lentamente, como títulos a receber, empréstimos ou adiantamento concedidos etc.
• Permanente: Aqui encontram-se os itens que dificilmente serão vendidos e tem vida útil longa, são os prédios, os equipamentos, os moveis, utensílios, dentre outros. O permanente ainda divide-se em três grupos:
Investimentos: São as aplicações permanentes da empresa, não estão a venda e não fazem manutenção das atividades operacionais.
Imobilizado: No imobilizado ficam registrados todos os bens que fazem a manutenção das atividades econômicas da empresa.
Diferido: São os recursos aplicados em despesas ou gastos para se obter resultado de mais de um exercício social futuro, os gastos mais comuns são com pesquisa sobre produtos e reorganização.
O passivo tem em seu grupo de contas:
• Passivo circulante: Aqui encontram-se as dividas com fornecedores, os impostos a recolher, as provisões, essas obrigações são pagas a curto prazo, ou seja, dentro de um ano.
• Exigível a longo prazo: São as dividas que a empresa vai pagar num prazo superior a um ano, os debêntures, financiamentos e títulos a pagar.
...