Concorrência Perfeita, Monopólio E Oligopólio
Artigo: Concorrência Perfeita, Monopólio E Oligopólio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Janamenezes3 • 13/5/2014 • 333 Palavras (2 Páginas) • 894 Visualizações
Concorrência perfeita, monopólio e oligopólio
A concorrência perfeita , permite uma maior competição entre as empresas e quem ganha é o público consumidor , que tem o poder de escolha e maior poder de barganha numa negociação .
No monopólio e no oligopólio , existe uma força maior do produtor , que pode definir preços a serem praticados no mercado .
O mercado e a concorrência
A concorrência é uma forma de organizar os mercados que permite determinar os preços e as quantidades de equilíbrio.
O critério mais utilizados para classificar os diferentes tipos de mercados é quanto ao número de participantes desse mercado .
Concorrência perfeita – é a concorrência existente entre um grande número de produtores.
Oligopólio- é a concorrência existente entre poucos produtores
Monopólio- onde não existe concorrência , há apenas um produtor no mercado .
Concorrência perfeita X concorrência imperfeita
A diferença fundamental entre os mercados em concorrência perfeita e os em concorrência imperfeita é que , neste , as empresas pfertantes têm capacidade de controlar o preço .
A concorrência perfeita
Um mercado em concorrência perfeita é aquela no qual existem muitos compradores e muitos vencedores de forma que nenhum comprador ou vendedor individual exerce influência sobre o preço.
O funcionamento do mercado ea concorrência perfeita
A partir do preço de equlibrio , cada empresa individual produzirá a quantidade que indica a sua curva de oferta para dados preços . A curva de oferta de cada empresa virá condicionada pelos seus custos de produção .
O monopólio
No mercado monopolista , existe um só ofertante , que tem plena capacidade de determinar preço . A empresa monopolista define a quantidade a ser produzida e o preço de venda que deseja praticar no mercado.
Os mercados oligopolista
No mercado oligopolista , existe um número reduzido de vendedores (ofertantes), diante de uma grande quantidade de compradores , de forma que os vendedores podem exercer algum tipo de controle sobre os preços .
...