Concreto
Seminário: Concreto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabellajl • 12/11/2014 • Seminário • 524 Palavras (3 Páginas) • 210 Visualizações
As primeiras construções envolvendo um material parecido com o concreto foram as pirâmides egípcias, onde foram encontrados enormes pedras rebocadas com argamassa e cal. Assim pode-se considerar que o cimento conhecido hoje teve sua origem nessa civilização. O conhecimento de concreto se difundiu pelo oriente e depois no mediterrâneo, onde foram encontrados Palácios revestidos por argamassa com cal. Foi com o império da Roma antiga que surge a indústria da construção com legislação especifica para regular alguns aspectos da construção, como mão de obra e qualidade dos materiais, unificando assim as técnicas construtivas de todo o império.
Apesar dos romanos já usarem a cal como aglomerante desde 600 a.c, a descoberta do “Opus Caementicium”, que possuía como componente principal a cinza pozolânica misturada à argamassa de cal, foi o alavanque da engenharia romana, esta argamassa foi utilizada em diversas construções como o Pantheon, o Coliseu, entre muitas outras construções importantes da época.
Embora todo o conhecimento romano sobre o cimento proporcionou um alavanque na construção, este conhecimento foi esquecido durante a idade média e foi resgatado em meados do século 18.
O cimento passou por diversos estudos e descobertas até chegarem ao nosso cimento atual, desde o começo do século 18 por engenheiros ingleses realizaram análises e testes até chegarem no cimento portland utilizado na atualidade, sendo que a partir do ano de 1850 na França deu-se início a indústria com produção significativa, e assim o cimento começou a se popularizar e a se expandir pelos países europeus. No Brasil se iniciou em 1888 quando o comendador Antonio Proost Rodovalho instalou uma usina em Sorocaba-SP.
A descoberta do concreto se iniciou em 1849 com o agricultor Joseph Louis Lambot (1814-1887) que construiu um barco usando cimento reforçado com ferro e após apresentar na feira mundial de Paris daquele ano se iniciou a utilização do novo material, e surgiram muitas patentes em volta do mesmo, como vasos de decoração, fachadas de edifícios, entre outros. A partir daí muitos outros engenheiros começaram a utilizar e aprimorar o novo material até chegarem ao modo de produção que se tem conhecimento atualmente, sendo que um desses novos materiais vem a ser o concreto armado.
2. CARACTERÍSTICAS
Algumas das principais características do concreto endurecido são:
Densidade: variam de acordo com o seu método de fabricação, sofrendo influência da quantidade de água contida nos seus poros.
Resistência à abrasão: E proporcional à resistência a compressão do concreto sabendo que com resistências inferiores a 200 kg/cm² o desgaste ocorrerá mais rapidamente.
Condutibilidade elétrica: Extremamente variável com a composição e com a umidade, porém o concreto é por definição um mal condutor de eletricidade, mas, não chega a ser um material isolante.
Adesão: As superfícies de concreto por apresentarem acabamento poroso, são propícias a receberem revestimentos e pinturas, porém para corrigir as irregularidades e dar melhor acabamento na superfície, é necessário aplicar revestimento de argamassa antes de se realizar pinturas e outros acabamentos.
Durabilidade: Apesar de o concreto ser um
...