Concreto Com Fibra De Pet
Ensaios: Concreto Com Fibra De Pet. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiaVolpato • 4/5/2014 • 1.254 Palavras (6 Páginas) • 1.596 Visualizações
1. Título:
A ADIÇÃO DE FIBRAS DE GARRAFA PET NO CONCRETO
2. Justificativa:
A utilização de materiais alternativos como agregados na construção civil cresce com o aumento da necessidade de se reutilizar o que iria para o lixo. Um desses materiais é o PET (Politeraftalato de Etileno), material com certa resistência que deve suportar a altas pressões.
No ano de 2006, o Brasil reciclou 194 kton de PET, o que representa 51,3% da resina virgem utilizada no período, índice inferior apenas ao do Japão (62% da resina virgem utilizada) [1]. Se por um lado este índice demonstra que a reciclagem de PET é uma realidade no Brasil, por outro lado demonstra também que existe uma grande parcela deste produto que não possui esta mesma destinação pós-consumo e que são encaminhados para a deposição em aterros.
Diferentemente de todas as outras criaturas vivas, o homem sempre teve de proteger-se da natureza usando vestimentas e construções. Ao lado das peles dos animais, os materiais de construção são a categoria mais antiga de materiais usados pelo homem para manter a sua subsistência [2] e, de fato, o cimento Portland é o material de construção de mais extenso uso no mundo [3].
Vários tipos de fibras podem ser adicionados no concreto, tais como fibras de aço, fibras de vidro, fibras sintéticas e fibras naturais. O concreto com adição de diferentes tipos de fibras é atualmente utilizado em aplicações especificas como pavimentos, meios fios, pré-moldados, blocos de concreto e pistas de aeroportos. As principais mudanças observadas nas propriedades do concreto com adição de fibras são a redução da retração plástica, o aumento da tenacidade, da ductilidade, da resistência ao impacto, e um possível aumento da resistência à compressão.
Dessa Maneira, torna-se bastante atraente a possibilidade de melhorar as propriedades do concreto utilizando fibras provenientes de garrafas PET.
Está-se aliando um beneficio ambiental com a melhoria de um material importantíssimo nas obras de construção civil.
[1] Associação Brasileira da Indústria do PET,http://www.abipet.org.br/noticias/Terceiro%20Censo%20Reciclagem%20do%20%20PET%2006-07.pps. Acessado em novembro de 2008.
[2] HENDRIKS, C.F., NIJKERK, A.A., KOPPEN, A.E., O Ciclo da Construção, Brasília, 1 ed., Brasília, DF,, Editora da Universidade de Brasília, 2007.
[3] ANÔNIMO (2002), Boletim Técnico 106: Guia básico de utilização de cimento Portland, 7 ed, São Paulo, ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland.
3. Objetivos
3.1- Objetivo Geral
Avaliar o comportamento de concretos reforçados com fibras de polímero do tipo PET nas propriedades de concretos, levando em consideração o tempo de cura e os teores de adições.
3.2- Objetivos específicos
-Realizar a caracterização mecânica dos elementos de reforço.
- Verificar a influência de diferentes teores de fibras PET nas propriedades de concretos
pré-dosados.
- Verificar a constância das propriedades mecânicas do compósito levando em conta o efeito de degradação dos reforços.
- Analisar graficamente as tendências de comportamento das misturas concreto/fibra PET.
4. Metodologia
A partir da intenção de compreender o comportamento do concreto de cimento Portland o acréscimo de fibra de PET, foi feito um estudo experimental de traços, onde foram calculados três traços: Traço 1, denominado Traço Padrão, sem adição de Fibra; Traço 2, com a adição de 8 Kg/m³ de fibra de PET; Traço 3, com adição de 4 Kg/m³ de fibra de PET.
As atividades práticas desta pesquisa foram realizadas no laboratório de Materiais e Solos do Curso de Engenharia Civil da UNISUL, Tubarão/SC.
Traço padrão: 1: 1,5: 3,5: 0,6 (cimento, agregado miúdo, agregado Graúdo e água, respectivamente). A partir desse traço foram desenvolvidos mais 2 traços, sendo que a diferença entre os traços está relacionada a quantidade de fibra de PET que foi adicionada ao concreto.
Tendo as proporções dos traços a serem utilizados na pesquisa, foi calculada a quantidade de materiais que seriam utilizados para que se pudesse moldar 2 (dois) corpos de prova para cada traço, resultando na quantidade de 3,5 dm³ de concreto. A tabela a seguir mostra as quantidades em massa encontradas para casa traço.
Cimento(kg) Areia(kg) Brita(kg) Água(L) Fibra PET(kg)
Traço 1 1,27 1,91 4,44 0,76
Traço 2 1,27 1,91 4,44 0,76 0,028
Traço 3 1,27 1,91 4,44 0,76 0,014
Tabela 1. Traço em massa.
Para cada um dos traços utilizados nesse trabalho foi desenvolvida uma única dosagem. Todos os materiais foram previamente selecionados e pesados antes do inicio do amassamento. O amassamento foi feito manualmente seguindo a seguinte ordem: agregado Graúdo, ½ de água, agregado miúdo, cimento e o restante da água, a fibra de PET foi adicionada aos poucos depois de a mistura pronta para que não ocorresse o embolamento das fibras.
Figura 1 – Acréscimo da Fibra de PET ao concreto preparado.
Os corpos-de-prova utilizados para o desenvolvimento deste trabalho possuíam as dimensões
...