Concreto De Alto Desempenho (cad)
Casos: Concreto De Alto Desempenho (cad). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: splinknott • 24/4/2014 • 3.445 Palavras (14 Páginas) • 645 Visualizações
Sumário
INTRODUÇÃO TEÓRICA...................................................................................... 04
1.HISTÓRICO....................................................................................................... 05
2. PROPOSTA DO TRABALHO............................................................................ 07
3. PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CAD........................................................... 08
3.1 ESCOLHA DOS MATERIAIS USADOS...................................................... 08
3.2 DEFINIÇÃO DO TRAÇO UNITÁRIO........................................................... 09
3.2.1 FIXAÇÃO DO FATOR ÁGUA/CIMENTO........................................... 09
3.2.2 DETERMINAÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA.................................. 19
3.2.3 DETERMINAÇÃO DO CONSUMO DE CIMENTO........................... 19
3.2.4 DETERMINAÇÃO DO CONSUMO DE AGREGADO GRAÚDO...... 10
3.2.5 DETERMINAÇÃO DO CONSUMO DE AGREGADO MIÚDO........... 10
3.3 MATERIAIS ADICIONANTES..................................................................... 11
3.3.1 ADITIVOS............................................................................................ 11
3.4 PROPORCIONAMENTO NA BETONEIRA................................................... 12
3.5 MISTURA.................................................................................................... 12
3.6 TRANSPORTE.......................................................................................... 13
3.7 LANÇAMENTO......................................................................................... 14
3.8 ADENSAMENTO....................................................................................... 14
3.9 CURA.......................................................................................................... 14
3.10 CUSTO DOS MATERIAIS............................................................................. 15
4. ETAPAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO......................................................... 15
5. CONCLUSÃO.................................................................................................... 18
7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................... 19
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Nas últimas décadas, os amplos avanços tecnológicos proporcionaram o aparecimento do concreto de alto desempenho (CAD), cujas peculiaridades principais são a grande resistência mecânica e magnífica durabilidade, obtidas com utilização de baixas relações água/cimento. São essas propriedades que o distinguem do concreto convencional. O CAD é um material que vêm sendo bastante estudado e empregado em muitas nações, como Estados Unidos, França, Emirados Árabes, Malásia.
Por muito tempo era certo que o concreto deveria ser usado apenas em fundações, pisos de edifícios de altura elevada, ou em caso de necessidade de proteção ao fogo. No entanto, com o decorrer do tempo esse modelo foi quebrado. Segundo Pierre-Claude Aïctin (1998), essa mudança só foi possível devido a um excesso de “espírito pioneiro” de um pequeno grupo de projetistas e produtores de concreto, em meados dos anos 60’s. Atualmente, o Concreto de Alto Desempenho (CAD) é de suma importância para a engenharia como um todo, pois reduz o gasto espacial da obra e possibilita a construção de arranha-céus antes inimagináveis.
Porém, o conceito de concreto não seria mudado rapidamente, e este grupo de pessoas sabia disso. É importante destacar que antes da “revolução”, era comum a utilização de concretos de 15MPa, resistência à compressão que hoje é considerada muito baixa. Há 50 anos, um concreto que possuísse resistência de 35MPa já era considerado muito mais que satisfatório.
Levou em média, 10 anos para que isso fosse mudado. O desenvolvimento do CAD deu-se de forma lenta e progressiva, fazendo, ao término desse período, a resistência à compressão máxima da cidade de Chicago triplicar. Porém, na década de 70 o Concreto de Alto Desempenho encontrou uma barreira técnica em torno de 60MPa, podendo ser ultrapassada apenas com o uso de novos materiais.
Foi quando, na década de 80, começou-se a reduzir o fator água/aglomerante, e a usar aditivos para aumentar ainda mais a resistência do concreto, como a microssílica e os superplastificantes.
O CAD ainda vem sofrendo algumas alterações com o passar do tempo e a descoberta de novos materiais. Edificações que um dia não passavam de 35MPa hoje atingem a marca dos 155,5MPa, possibilitando a construção de obras colossais, além de uma grande redução do volume de concreto necessário para que a obra fique de pé.
HISTÓRICO
Antes de dar início à apresentação do trabalho realizado, faremos um breve histórico sobre a utilização do concreto, dando ênfase ao concreto de alto desempenho e ao progresso do desempenho da sua resistência.
O que se sabe sobre “Concreto de Alto Desempenho” surgiu na década de 1990. Antes disso, as características que eram focadas ao se construir um traço de um concreto eram limitadas a somente propriedades mecânicas. Assim, com a evolução natural do “Concreto de Alta Resistência”, outras atributos igualmente importantes foram sendo aprofundados nas mesas de estudos. Vale destacar a ductibilidade, uma propriedade de altíssima importância para o desempenho do concreto na construção. Apesar disso, o conceito que temos do concreto não foi mudado de um dia para o outro. Para tanto, passou por uma grande “revolução.” Antes do “boom” do estudo e fabricação de concretos de alto desempenho fabricava-se concretos com resistências a compressão que chegavam á 15 Mpa (Mega Pascoal), o que contemporaneamente é considerado
...