Condição Insegura
Casos: Condição Insegura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: osegz • 29/8/2014 • 1.288 Palavras (6 Páginas) • 160 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................................................................................... 4
2. DESENVOLVIMENTO........................................................................... 5
2.1 SITUAÇÕES INSEGURAS IMPOSTAS AOS TRABALHADORES...... 6
2.2 CONDIÇÃO INSEGURA, TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL.......................................................................................................
7
3. CONCLUSÃO........................................................................................ 10
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................... 11
1. INTRODUÇÃO
Prevenir é melhor do que remediar cabe bem nestas situações, é mais fácil e de menor custo para as empresas investir em segurança do que perder horas de trabalho e rendimento de seus funcionários, além das implicações legais do acidente de trabalho.
Sob todos os aspectos em que possam ser analisados, os acidentes e doenças decorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para a empresa, para o trabalhador acidentado e para a sociedade.
Anualmente, as altas taxas de acidentes e doenças registradas pelas estatísticas oficiais expõem os elevados custos e prejuízos humanos, sociais e econômicos que custam muito para o País, considerando apenas os dados do trabalho formal.
O somatório das perdas, muitas delas irreparáveis, é avaliado e determinado levando-se em consideração os danos causados à integridade física e mental do trabalhador, os prejuízos da empresa e os demais custos resultantes para a sociedade.
As estatísticas da Previdência Social, que registram os acidentes e doenças decorrentes do trabalho, revelam uma enorme quantidade de pessoas prematuramente mortas ou incapacitadas para o trabalho.
Os trabalhadores que sobrevivem a esses infortúnios são também atingidos por danos que se materializam em:
- Sofrimento físico e mental;
- Cirurgias e remédios;
- Próteses e assistência médica;
- Fisioterapia e assistência psicológica;
- Dependência de terceiros para acompanhamento e locomoção;
- Diminuição do poder aquisitivo;
- Desamparo à família;
- Estigmatização do acidentado;
- Desemprego;
- Marginalização;
- Depressão e traumas.
2. DESENVOLVIMENTO
Condição Insegura é a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo ou risco ao trabalhador.
Condições inseguras nos locais de serviço são aquelas que comprometem a segurança do trabalhador. São as falhas, os defeitos, irregularidades técnicas e carência de dispositivos de segurança que põe em risco a integridade física e a saúde dos trabalhadores e a própria segurança das instalações e equipamentos.
Levantamentos realizados por diversos órgãos e institutos mostraram que a proporção das causas de acidentes é de aproximadamente 20% para condições inseguras.
Os funcionários, para não perderem produção, tomam atitudes inseguras, como fazer a manutenção das máquinas com as mesmas ligadas, ou correr ao invés de caminhar. Podemos notar que o ato inseguro pode realmente acontecer, mas ele tem aí uma origem inconsciente, inerente à condição humana, e não é simplesmente bobeira ou desleixo, mas a pressão por produtividade, tem se tornado um dos principais motivadores da condição insegura.
A ansiedade intensa presente nas circunstâncias de trabalho com máquinas que podem oferecer perigo, produtos químicos, explosivos que devido ao risco iminente, oferecem sempre condições abaixo dos padrões de segurança desejados e nos levam a bloquear nossos medos. Numa forma de lidar com a realidade diária, o que se constitui em Condição Insegura.
O Técnico de Segurança deve saber avaliar essas circunstâncias ao analisar os acidentes. Não dá para considerar tudo como ato inseguro e passar a régua, pois os acidentes podem continuar acontecendo e com isso a qualidade do trabalho e planejamento do Técnico de Segurança será primeiramente questionada.
Constantemente o ato inseguro se constitui em uma maquiagem à Condição Insegura e por isso os graves erros de avaliação em sinistros e planejamentos em segurança.
Os profissionais Técnicos de Segurança, e todos que consideram ter algo a ver com a segurança do trabalho, deverão estar atentos a Condição Insegura e aos fatores que levam esta a existir.
Para que haja segurança, nos é dado metodologias, instrumentos e equipamentos: Cabe a nós oferecer atenção redobrada quanto as Condições Inseguras que estão muito mais presentes do que temos avaliado até o presente momento.
Abaixo alguns exemplos de condições inseguras mais conhecidas:
- Falta de proteção em máquinas e equipamentos;
- Deficiência de maquinário e ferramental;
- Passagens perigosas;
- Instalações elétricas inadequadas ou defeituosas;
- Falta de equipamento de proteção individual;
- Nível de ruído elevado;
- Proteções inadequadas ou defeituosas;
- Má arrumação e falta de limpeza;
- Defeitos nas edificações;
- Iluminação inadequada;
- Piso danificado;
- Risco de fogo ou explosão;
- Ventilação imprópria ou inadequada;
- Vidros quebrados ou trincados;
- Escadas improvisadas, etc.
...