Considerações preliminares
Tese: Considerações preliminares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Camilagon • 21/11/2013 • Tese • 825 Palavras (4 Páginas) • 235 Visualizações
1- Considerações preliminares
O estágio tem como finalidade básica proporcionar a complementação da formação escolar ao mesmo tempo que permite que o estudante tenha acesso ao seu futuro campo de atuação profissional, num contato direto com questões práticas e teóricas, através de um determinado número de horas (160 h na FAC São Roque).
Apenas numa prática empresarial é possível atingir os máximos significados dos conceitos trabalhados em sala de aula, e os encadeamentos complexos deles decorrentes, impossíveis de serem verificados apenas na teoria. Assim, muitos questionamentos surgem e muito o estagiário aprende fora do ambiente acadêmico, o que contribui para uma grande atualização e troca de informações entre ensino-aprendizado.
O Estágio Curricular é uma atividade realizada pelo aluno, proporcionando-lhe uma experiência em ambiente profissional. Sua realização é definida pela Lei nº 6.494/77 e regulamentada pelo Decreto nº 87.497/82.
A realização do Estágio Curricular na FAC – é vinculada às disciplinas Estágio Supervisionado I e II, que deverão ser cursadas consecutivamente. O Estágio Curricular inicia-se no começo do semestre letivo da disciplina Estágio Supervisionado I e o seu encerramento coincide com o encerramento da disciplina Estágio Supervisionado II. São 160 horas distribuídas da seguinte forma:
- 80 horas no primeiro semestre
- 80 horas no segundo semestre
2- Diretrizes
O estágio deverá ser realizado em organizações de qualquer porte e área de atividade, podendo ser empresa privada, de capital misto ou órgão público.
As atividades realizadas devem estar relacionadas dentre as que se seguem:
- Setores de Administração de Câmbio;
- Administração de Créditos Documentários;
- Cobranças Documentárias;
- Operações gerais de Câmbio;
- Mesa de Câmbio;
- Operações internacionais , financiamentos de exportação e importação;
- Seguro de Crédito á Exportação;
- Tratamento especial a clientes do Mercosul, especialmente (pequenas e médias empresas);
- Administração Operacional de Exportação / Importação – Siscomex;
- Administração de Negócios Internacionais – Gestão de Negócios;
- Marketing Internacional – Trader – Representante - Trading Company;
- Área Comercial Exportadora e Importadora;
- Administração Financeira e Orçamentária Comércio Exterior;
- Formação de Preços – Análise de custos , Análise de Preços;
- Contabilidade na Exportação e Importação;
- Administração de Produção de Exportação – desenvolvimento de produtos;
- Embalagens especiais;
- Análise de Mercados Internacionais: U.E., América Latina ,Mercosul , Câmaras de Comércio Exterior, Associações, Sindicatos com setores de Comércio Exterior, Pesquisa de Mercado, estudo de viabilização de produtos para o mercado externo;
- Logística: cotação e administração de transportes internacionais , nas distintas modalidades – marítima, aérea, ferroviária , hidroviária , intermodal , multimodal;
- Administração integrada da gestão Aduaneira com despachantes; gestão das operações de embarque de exportação e importação;
- Seguro de Transporte Internacional, expedição integrada com a produção, com navio, transportadora, despachante aduaneiro;
- Documentação Interna e externa de exportação e importação;
- Analista de créditos e cobranças internacionais;
As atividades deverão ser ajustadas entre o aluno, o Coordenador de estágio e o responsável na empresa, pela área na qual ocorrerá o estágio. O registro dessa negociação deverá ser feito na “FICHA DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO” (ANEXO 1), emitido em 2 vias, uma para controle da Faculdade, a outra para controle da empresa.
O acompanhamento das atividades compromissadas, deverá ser registrado no “RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO” (ANEXO 2), e entregue à Coordenação de estágio na data aprazada.
Deverão ser apresentados 2 relatórios por semestre. Cada relatório, uma vez aceito pela Coordenação, computará 40 horas de crédito ao aluno.
Ao final do Estágio Supervisionado II, além dos relatórios do semestre, o aluno deverá apresentar um “RELATÓRIO FINAL” (ANEXO 3), no qual discorrerá sobre o andamento do estágio, as experiências vividas e o aprendizado adquirido.
Apenas após a entrega deste relatório é que será atribuída a nota geral das disciplinas ESTÁGIO SUPERVISIONADO I e II. Se a nota for = ou > que 7, o aluno estará aprovado, do contrário, terá que realizar outro relatório, mediante as recomendações da Coordenação.
Se ao longo do estágio, o aluno mudar de empresa ou de área de atuação, um novo compromisso será firmado, devendo cobrir as horas restantes de estágio. Caso nenhum relatório tenha sido entregue, o novo compromisso deverá se dar pela carga horário máxima do semestre.
3 - ANEXOS
1 – FICHA DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
2- RELATÓRIO
...