Contabilidade Aplicada
Artigo: Contabilidade Aplicada. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ismael560 • 22/10/2014 • 806 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
“Contabilidade Aplicada – 6º Semestre”
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 03
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 04
2.1 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL............................................04
2.1.1 O que é ISE-BOVESPA.....................................................................................04
2.2 LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL............................................................... 05
2.2.1 Contribuições para a transferência das contas públicas...................................05
2.3 AGRONEGÓCIO, CONSTRUÇÃO CIVIL E TERCEIRO SETOR........................05
2.3.1 A expansão destas atividades economicas.......................................................05
2.3.2 Oportunidades de atuação do profissional da contabilidade.............................06
3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 07
4 REFERÊNCIAS...................................................................................................... 08
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei
abordar assuntos sobre a Contabilidade Aplicada. A prática da contabilidade é associada principalmente às empresas privadas – devido à necessidade de mensurar o lucro contábil – e às empresas públicas – da necessidade de mensurar os custos dos serviços prestados e a adequação aos limites orçamentários. Porém, sendo a contabilidade uma ciência aplicada a qualquer tipo de organização, as entidades privadas sem fins lucrativos, enquadradas no Terceiro Setor, também devem se adequar às normas brasileiras da prática contábil, às legislações específicas e às obrigações fiscais.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
2.1.1 O que é ISE-BOVESPA?
Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE),essa iniciativa busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVCes) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBOVESPA sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.
2.2 LEI DERESPONSABILIDADE FISCAL
2.2.1 Contribuições para a transparência das contas públicas
O Governo Federal com a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal buscou implementar as medidas consideradas inadiáveis no Plano Diretor da Reforma do Estado, como o ajustamento fiscal mais duradouro, reformas econômicas orientadas para o mercado, reforma da previdência social, inovação dos instrumentos de política social, aumentando a abrangência e a qualidade dos serviços sociais e reforma do aparelho do estado para aumentar sua governança. Portanto, a Lei de Responsabilidade fiscal é mais um passo do governo na modernização da administração pública.
A Lei de Responsabilidade Fiscal contribui para o exercício pleno da democracia, por obrigar os administradores públicos a decidirem seus gastos com responsabilidade e prover informações sobre a utilização dos recursos. Esta lei é importante porque representa um enorme avanço na forma de administrar os recursos que os contribuintes/cidadãos põem a disposição dos governantes.
...