Contabilidade Aplicada 6 Semestre
Ensaios: Contabilidade Aplicada 6 Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: m4rt4 • 25/10/2013 • 1.212 Palavras (5 Páginas) • 1.242 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 APLICAÇÃO FINANCEIRA ...................................................................................4
2.1.1 Juros Compostos ...............................................................................................5
2.2 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES................................................................................6
2.2.1 Inventario Periódico............................................................................................6
2.2.2 Inventario Permanente .......................................................................................6
2.2.3 Avaliação de Ativos.............................................................................................7
2.3 PRINCIPIO DA ENTIDADE E COMPETÊNCIA ..................................................11
2.3.1 Regime de Entidade .........................................................................................11
2.3.2 Regime de Competência ..................................................................................12
2.4 LEGISLAÇÃO CONTABIL ...................................................................................12
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................16
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................17
1. INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é mostrar que investir em fundo de investimento permite a administração de seus recursos de forma profissional e transparente.
Operação financeira, nada mais é, do que operações realizadas pelas empresas com o objetivo de gerar recursos financeiros, ou seja, dinheiro.
No decorrer de desenvolvimento será apresentado alguns tipos de aplicações, como poupança, CBD, RDB, Ações, e rendimentos incidentes sobre as mesmas, como também Avaliações de Estoque, Princípios da Entidade e competência.
Na Legislação Contábil a obrigatoriedade de cumprimento pelo Contador e pelas empresas, de acordo com código de ética profissional.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 APLICAÇÃO FINANCEIRA
No Mercado os principais tipos de aplicações financeiras que possuem varidos investimentos com restabilidade fixa ou variável, onde os mais comuns são: Fundos de investimento Financeiro(FIF), Certificados de Depositos Bancario (CDB), Recibos de Deposito Bancário (RDB) Poupança e Ações.
Os certificados de Depositos Bancário (CDB) e os Recibos de Depósito Bancário (RDB) são títulos privados, emitidos pelos bancos comerciais e representativos de depositos a prazo feitos pelo cliente.
Os valores depositados em puopança são remunerados como base na taxa referencial (TR), acrescida de juros de 0,5% ao mês.
Uam ação representa a menor parcela em que se divide o capital de uma empresa organizada em forma de sociedade anônima S.A.). como são negociadas diariamente, as ações podem apresentae oscilação de preço. Quando há uma grande procura por ações, a tendencia é de alta no seu preço; já quando ocorre o movimento inverso, ou seja, muitops investidores vendendo suas ações, o preço cai. É a chamada lei da oferta e da procura.
Entre as disponibilidades, no caso de aplicações em modalidades resgatáveis a qualquer momento, sem vinculação a determinado prazo, como é o caso dos Fundos de Investimentos Financeiros (FIF). Como investimentos temporários, se resgatáveis em prazo vencível até 12 meses após a data de aplicação.
No balanço é que se classificam essas aplicaçoes, por exemplo no Ativo Circulante entre as Disponibilidades ou como investimentos temporários, se resgatável em prazo determinado com vencimento para até o término do exercício seguinte. Geralmente, se o resgate está previsto após o término do exercício seguinte, deverá ser classificado no Ativo Realizável a Longo Prazo.
Já no realizável a longo prazo: No caso de aplicações financeiras resgatáveis em prazo vencível após 12 meses da data de aplicação.
Para contabilização da aplicação efetuamos o lançamento de transferência de numerário da conta banco conta movimento para a conta de aplicação correspondente ao tipo de aplicação efetuada.
A apropriação do rendimento de aplicação financeira deve ser feita observando-se o regime de competência. Desta forma na data do balanço ou balancete, se existir saldo de aplicação financeira a ser resgatado nos períodos seguintes, o rendimento proporcional auferido até essa data deverá ser registrado em conta de resultado do período, em contrapartida à conta de aplicação.
Entre os rendimentos incidentes de aplicaçao financeira está o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) ele é compensável com o imposto devido pela empresa com base no lucro real, presumido ou arbitrado, e será registrado em conta do subgrupo de Impostos a Recuperar no Ativo Circulante.
2.1.1 Juros Compostos
O regime de juros compostos é o mais usado no sistema financeiro, por oferecer maior rentabilidade que o juros simples, em que o valor dos rendimentos se torna fixo, ja o composto incide mes a mes, ou seja pratica do juro sobre juro.nos banco por exemplo juros compostos são utilizados na remuneração das cadernetas de poupança, pois oferecem uma melhor remuneração.
Cálculo de juros compostos:
Os juros são pagos no valor original do depósito, mais qualquer juros ganho.
...