Contabilidade Basica
Artigos Científicos: Contabilidade Basica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinedebora • 30/9/2013 • 867 Palavras (4 Páginas) • 370 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 BENS
Os bens são partes do patrimônio liquido que requer maior cuidado, pois é o bem maior de uma empresa. Como suas maquinas de produção, seu estoque, matéria prima, moveis do escritório. Os bens podem ser classificados como materiais e imateriais e também pode se dizer tangíveis e intangíveis.
2.1.1 Bens Materiais
O MATERIAL (tangível) é o que se pode tocar, e dentro dos bens materiais se dividem em:
Bens Numerários: Transformam-se rápido em dinheiro vivo como caixas e bancos.
Bens de Venda: É aquilo que a empresa adquire para revender como estoque de mercadoria de um comércio, estoque de mercadoria e em fim aquilo que se compra pronto para ser revendido.
Bens Fixos ou Imobilizados: é o que uma empresa pode usar por um longo prazo exemplo: computares, veículos e moveis do escritório e etc.
Bens de Renda: É para se obter lucros, exemplo: comprar matéria prima transformar em algo e vende-lo.
Bens de Consumo: Tudo aquilo que se consome e após isso se transforma em despesas, exemplo: materiais de limpeza, matérias de escritório, combustível e etc.
2.1.2 Bens Imateriais
O IMATERIAL (intangível) não possui existência física mas tem o seu valor mensurável, por exemplo: um ponto de venda, marcas e patentes, direitos autorais, produtos desenvolvidos na própria empresa.
2.2 DIREITOS
DIREITOS: São os valores expressos em moeda e que a entidade tem a receber de terceiros, por exemplos: Empréstimo concedido a um amigo no valor 500,00 isto representa um direito de recebimento. Outros direitos: Imposto a recuperar, duplicatas a receber, marcas e patentes.
2.3 OBRIGAÇÕES
OBRIGAÇÕES: É o que se deve pagar ou o que vai pagar como dividas futura. Existem obrigações por funcionamento e por financiamento.
2.3.1 Obrigações por Funcionamento
Por funcionamento o nome já diz tudo para funcionar, uma empresa e suas maquinas é preciso energia, e isso se torna uma obrigação por funcionamento, outros exemplos: água, salários, fornecedores, impostos a recolher e etc.
2.3.2 Obrigações por Financiamento
Por financiamento é o lado oposto do direito, se a empresa ou instituição fez um empréstimo é uma obrigação por financiamento que deve ser paga, outras obrigações: financiamento de longo prazo, empréstimo a pagar, emissão de debêntures etc.
2.4 PATRIMONIO LIQUIDO
O patrimônio liquido é composto de bens, direitos e obrigações, mensuráveis em dinheiro, que pertence a uma pessoa física ou jurídica.
Iudícibus (2004, p.189), ao falar sobre o patrimônio liquido, cita diversas formas de abordagens: teoria do proprietário; teoria da entidade; teoria do acionista ordinário; teoria do fundo; teoria do comando e teoria do empreendimento. Embora não apresente de forma conclusiva qual e a melhor abordagem, cita que para um pequeno empreendimento “a teoria da entidade para o patrimônio liquido esta mais de acordo [...]”.
2.4.1 Capital Social
Capital social é o dinheiro que os sócios investem para se constituir e iniciar as atividades de uma nova empresa enquanto ela não gera recursos suficientes para se sustentar. O valor do capital social deve ser estipulado baseado num plano de negócios elaborado pelos interessados previamente.
2.4.2 Reservas
Reservas: Faz parte do patrimônio liquido que expressa valores positivos da entidade, representa a parte do lucro ou da valorização de bens e direitos, que não foram distribuídos aos sócios. Exemplos: reserva de capital e reserva de lucros.
2.4.3 Formação de Resultado
Formação de Resultados: É quando uma empresa é constituída e tem como objetivo obter um resultado compensador. Sendo assim, a contabilidade tem como objetivo desempenhar um papel de dar informação e controlar suas atividades, dando informações a seus administradores para que
...