Contabilidade Basica
Trabalho Escolar: Contabilidade Basica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sucupira • 22/5/2014 • 1.137 Palavras (5 Páginas) • 317 Visualizações
RESUMO
Neste trabalho vamos compreender o principal conceito de Contabilidade, qual é a sua finalidade, quem se utiliza e qual a importância dela dentro das Empresas. Além da elaboração de um Balanço Patrimonial.
INTRODUÇÃO
A contabilidade pode ser considerada como uma ciência ou uma técnica que visa fornecer informação de utilidade na hora de tomar decisões econômicas. Trata de estudar o patrimônio e traduz os seus resultados nas chamadas demonstrações financeiras, que resumem situações econômicas.
A contabilidade é considerada uma ciência tendo em conta que fornece conhecimento verdadeiro (sistemático, verificável e falível), e não suposições. O seu desenvolvimento implica a formulação de hipóteses e a construção de teorias que permitem prever e explicar os fenômenos do seu objeto de estudo.
Por outro lado, a contabilidade também é uma técnica, tendo em conta que, com base nos seus procedimentos, se podem processar e aplicar os dados.
Diz-se que o estudo científico da contabilidade teve origem em 1494, na altura em que Luca Pacioli (conhecido como Fray Luca de Borgo Sancti Sepulchri) publicou a sua obra “Summa de Arithmetica, Geometría, Proportioni e Proportionalita”.
Relativamente ao objeto de estudo da contabilidade (o patrimônio), este costuma ser representado graficamente em forma de T: na coluna da esquerda, inclui-se aquilo que se deve (Débito), ao passo que, na da direita, consta o Crédito.
Existem dois grandes tipos de contabilidade: a financeira ou externa/geral, que fornece informação sobre a situação financeira de uma empresa aos agentes econômicos visados (como é o caso dos clientes, dos investidores e dos fornecedores) e que se encontra oficialmente regulamentada, e a contabilidade de gestão ou interna, isto é, aquela que é usada para calcular os custos e os movimentos econômicos no seio de uma empresa.
DESENVOLVIMENTO
O que é Contabilidade?
R. Contabilidade é o instrumento que fornece o Maximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora das Empresas. Ela registra estuda e interpreta os fatos financeiros e econômicos que afetam a situação patrimonial de determinada pessoa física ou jurídica.
Qual os objetivos da Contabilidade?
R. O objetivo principal da contabilidade é coletar, registrar, resumir, analisar e relatar, em termos monetários, informações a cerca dos negócios das companhias.
Quem são os usuários da Contabilidade?
R. Os usuários são as pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na contabilidade suas respostas, os gerentes, os investidores, os fornecedores, os bancos, o governo, empregados, os sindicatos, os concorrentes, e pessoas interessadas, preliminarmente, na rentabilidade e segurança de seus investimentos.
Porque a contabilidade é importante para toda empresa?
R. Sem a contabilidade não existe empresa, pois ela é o Raio-X da situação financeira, freqüentemente dentro de uma empresa os responsáveis pela administração estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso do negocio. Por isso, ha necessidade de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma tomada de decisão. Daí a importância da contabilidade.
PATRIMÔNIO
Patrimônio e Contabilidade significa o conjunto de bens, direitos, obrigações de uma pessoa ou de uma empresa.
Os BENS são classificados:
✓ TANGIVEIS ( Têm forma física, são palpáveis )
✓ INTANGIVEIS ( Bens incorpóreos, não palpáveis )
✓ MOVEIS ( São aqueles que podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas )
✓ IMOVEIS ( São aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição ou danos. )
Os DIREITOS ou DIREITOS A RECEBER representam valores a receber ( O poder de exigir alguma coisa de terceiros ) , tais como duplicatas a receber, títulos a receber, alugueis a receber.
As OBRIGAÇÕES são dividas que se tem com terceiros, como por exemplo, salário a pagar, imposto a pagar, as duplicatas a pagar. Tais dividam são denominadas OBRIGAÇÕES EXIGÍVEIS (compromisso que serão reclamados e cujo pagamento será exigido na data do vencimento ).
O patrimônio pode ser visto no balanço patrimonial, em sua parte esquerda os BENS e os DIREITOS o lado do ATIVO ( Conjunto de bens e direitos sobre os quais a empresa tem controle ), e a sua direita vão discriminados as OBRIGAÇÕES que constituem o PASSIVO ( As obrigações exigíveis da empresa).
PATRIMÔNIO LIQUIDO
O patrimônio liquido se consiste em BENS + DIREITOS – OBRIGAÇÕES, ou simplesmente, ATIVO – PASSIVO.
As diversas classificações do termo capital são: Capital próprio, de terceiros, nominal, subscrito integralizado, a integralizar, autorizado, A disposição da empresa, aplicado, imobilizado e fixo.
Todos os recursos que entram numa empresa passam pelo PASSIVO e pelo PATRIMÔNIO LIQUIDO, esses recursos são originários dos proprietários através do capital social com o que dão inicio a empresa e que neste momento equivalem ao PL (Patrimônio Líquido).
O ATIVO, por sua vez, evidência todas aplicações de recursos.
Depois do capital social, a segunda principal fonte de recurso para as empresas, é lucro obtido no negócio, é importante ressaltar que os lucros obtidos pela empresa não pertencem a ela, mais aos sócios proprietários, pois são eles que passaram a correr os riscos do negócio.
Capital de terceiros são os recursos de outras pessoas, estranhas à empresa ( físicas ou jurídicas ), também
...