Contabilidade Comercial
Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivitere • 2/10/2013 • 9.636 Palavras (39 Páginas) • 375 Visualizações
CONTABILIDADE COMERIAL
SUMARIO:
INTRODUÇÃO.............................................................................................................. 2
DESENVOLVIMENTO................................................................................................. 2
DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE......... 2
PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA....................................................................... 4
REGIME DE APURAÇÃO.................................................................................. 4
CAIXA.................................................................................................................. 5
COMPETÊNCIA................................................................................................. 5
METODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUE..................................................... 6
OPERAÇÕES COM MERCADORIAS............................................................... 9
RECONHECIMENTO DA RECEITA.................................................................. 9
DEDUÇÕES DA RECEITA............................................................................... 10
OPERAÇÕES FINANCEIRAS........................................................................... 19
JUROS COMPOSTOS..................................................................................... 20
TAXA EQUIVALENTE...................................................................................... 21
DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS.................................................................. 23
BALANÇO PATRIMONIAL.............................................................................. 24
DRE................................................................................................................. 29
CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS................................................. 30
CONCLUSÃO............................................................................................................... 42
REFERÊNCIAS............................................................................................................ 44
DESENVOLVIMENTO:
INTRODUÇÃO
* A Contabilidade Comercial é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade Comercial, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa.
* Esses interessados, através destes relatórios, analisam
os resultados obtidos e tomam as decisões em relação aos fatos futuros.
* Também se observam alguns conceitos de Contabilidade comercial através de alguns autores como: FRANCO (1197, p.98) "destaca que a Contabilidade Comercial é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades". Para ORRÚ (1190, p.58) "Contabilidade Comercial é a ciência que estuda e controla o patrimônio das empresas".
* As finalidades fundamentais da Contabilidade Comercial é procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, a interpretação dos resultados, e através de relatórios produzirem as informações que se fizerem precisas para o atendimento das diferentes necessidades.
* O mercado de trabalho cria oportunidades de fundamental importância para o contador, como fornecedor das veracidades das informações contábeis e financeiras de uma empresa, esse profissional se torna importante comunicador das informações indispensáveis para a tomada de decisões.
DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
* Atualmente existem inúmeras normas técnicas de contabilidade a serem obrigatoriamente observadas, no processo de elaboração da Escrituração Contábil e no preparo das Demonstrações Contábeis; contudo, vale ressaltar que os Princípios de Contabilidade preexistem às normas, além de constituírem a espinha dorsal de um sistema contábil organizado e representarem a essência da ciência contábil.
* Diante da importância ímpar dos Princípios de Contabilidade, a seguir se fez a transcrição dos mesmos, de acordo com a Resolução CFC 750/93 (atualizada pela resolução CFC 1.282/10)
com o propósito de auxilio na elaboração da contabilidade, preparo e apresentação das Demonstrações Contábeis, vislumbrando a convergência às Normas Internacionais de Contabilidade.
Princípio da Entidade
* O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aquele dos sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
* O PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
* O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta essa circunstância.
* As demonstrações contábeis
...