Contabilidade Comercial
Ensaios: Contabilidade Comercial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: EronPadilha • 9/10/2013 • 2.110 Palavras (9 Páginas) • 278 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ERON CANABARRO PADILHA
CONTABILIDADE COMERCIAL
IJUI -RS
1º Semestre - 2013
Sumário
1. Introdução 3
2. Princípios da Contabilidade 4
3. Regime de Apuração 5
4. Método de Avaliação dos Estoques 6
5. Operações com Mercadorias e Impostos 8
6. Operações Financeiras 9
7. Demonstrações Contábeis 10
Balanço Patrimonial (BP): 10
Demonstração do Resultado do Período de Apuração (DRE): 12
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA): 13
Demonstrações obrigatórias para efeitos tributários e comerciais: 13
Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC): 14
Demonstração do Valor Adicionado (DVA): 15
Notas Explicativas e outros quadros analíticos: 16
8. Contabilidade e suas perspectivas 17
9. Conclusão 18
10. Bibliografia 19
1. Introdução
O objetivo deste trabalho é apresentar os principais conceitos e teorias, utilizados no cálculo do custo unitário utilizando unidades equivalentes, formação de preço de venda, e cálculo da margem de contribuição e ponto de equilíbrio da empresa Línea Comércio de Móveis Ltda, a qual comercializa mesas e cadeiras executivas.
2. Princípios da Contabilidade
Princípio da Entidade - reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
Princípio da Continuidade - pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
Princípio da Competência - determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.
3. Regime de Apuração
A empresa Linea Comércio de Móveis Ltda, utiliza o regime de competência para registrar os fatos contábeis, uma das principais vantagens é a possibilidade de previsão, ou seja o futuro também passa a fazer parte da entidade.
No Regime de competência, significa dizer que as receitas e despesas são apropriadas na sua realização, independente do pagamento de uma despesa ou recebimento de uma receita.
Exemplo: Se a compra ocorreu no mês de junho com pagamento em agosto, a despesa deverá constar nos registros de junho, embora o pagamento seja feito em agosto.
4. Método de Avaliação dos Estoques
O princípio contábil de Custo de Aquisição determina que se incluam no custo dos materiais, além do preço, todos os outros custos decorrentes da compra, e que se deduzam todos os descontos e bonificações eventuais recebidas.
O método de avaliação escolhido afetará o lucro para um determinado período contábil. Permanecendo inalterados outros fatores, quanto maior for o estoque final, maior será o lucro, ou menor será o prejuízo. Quanto menor o estoque final, menor será o lucro, ou maior será o prejuízo.
Considerando que vários fatores podem fazer variar o preço de aquisição dos materiais entre duas ou mais compras (inflação, custo do transporte, procura de mercado, outro fornecedor, etc.), surge o problema de selecionar o método que se deve adotar para avaliar os estoques.
Os métodos mais comuns são:
PEPS – Primeiro que entra primeiro que sai;
UEPS – Ultimo que entra primeiro que sai;
Custo médio ponderado - Este método, também chamado de método da média ponderada ou média móvel, baseia-se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. O método de avaliação do estoque ao custo médio é aceito pelo Fisco e usado amplamente.
5. Operações com Mercadorias e Impostos
Operações com mercadorias é a contabilização das compras e vendas de mercadorias, as devoluções de compras e cancelamentos de vendas, bem como os impostos incidentes sobre esta operação.
Compras à vista –
D – Compra de mercadorias (CR)
D – PIS a recuperar (AC)
D – COFINS a recuperar (AC)
D – ICMS a recuperar (AC)
C - Caixa (AC)
Compras a prazo
...